Criado em 7 de Novembro de 2019 às 11:59
07/11/2019 - G1 Santarém - Positivo
7 de Novembro de 2019 às 11:59
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) completou 10 anos de fundação no dia 5 de novembro. A instituição que tem sede em Santarém está presente também nos municípios de Óbidos, Alenquer, Monte Alegre, Juruti, Oriximiná e Itaituba.
O G1 Entrevista desta semana recebeu o reitor da Ufopa, professor Hugo Alex Diniz, que é egresso da Universidade Federal do Pará (UFPA), instituição que juntamente com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) deu início à Ufopa.
Para Hugo Diniz, o maior desafio é ampliar os investimentos nos projetos acadêmicos, o que depende da redução dos gastos, principalmente os referentes a aluguéis de prédios.
“Nossos aluguéis estão hoje na casa de 5 milhões de reais por ano. Então, se nós olharmos o que nós gastamos nos últimos 10 anos, em valores atuais chegam a 45 milhões de reais. E se nós somarmos ainda os outros 45 milhões que tivemos que devolver para a União, são recursos que nós não conseguimos trazer para a comunidade”, informou.
O reitor também falou sobre o novo modelo de fomento à pesquisa e extensão, que é resultado de um trabalho que envolve muitas equipes, e que está sendo possível graças ao comprometimento da comunidades acadêmica.
“Acredito na educação como principal vetor de desenvolvimento”
Hugo Diniz avalia que a existência de uma universidade no interior da Amazônia é de um impacto social muito grande. Para ele, é um grande privilégio ter sido escolhido pela comunidade acadêmica para liderar a Ufopa junto com a professora Aldenize Xavier, nesse que ele considera o melhor momento da universidade, apesar dos grandes desafios.
G1 Entrevista: reitor da Ufopa fala sobre desafios e novos projetos na regiãoPara os próximos anos, Hugo Diniz acredita que a universidade vai duplicar seus investimentos nos projetos acadêmicos, aumentando a sua inserção nas comunidades tradicionais com um programa de acompanhamento dos alunos, para garantir o êxito acadêmico. O reitor também aposta na implantação de mais cursos para os campi e na universidade avançando na educação à distância e na abertura de novos polos em cidades como Rurópolis, por exemplo.
A cada semana, um especialista será entrevistado por um repórter do G1 Santarém e Região, esclarecendo dúvidas, dando dicas, contribuindo com o seu conhecimento acerca dos temas propostos. As entrevistas em vídeo gravadas no estúdio da TV Tapajós, assim como as matérias com cada especialista ficarão disponíveis para que o internauta possa acessar a qualquer tempo e lugar.
Envie as suas sugestões de temas para o G1 Entrevista pelo WhatsApp (93) 99194-2123.