Ultima atualização em 7 de Novembro de 2019 às 10:23

Na semana dos 10 anos da Ufopa, reitor fala sobre desafios na gestão: ‘gastar melhor e no que é mais importante’

04/11/2019 - G1 Santarém - Positivo

7 de Novembro de 2019 às 12:00

Jornalistas se reuniram com a reitoria nesta segunda (4) para um café da manhã. Hugo Alex Diniz falou sobre a programação para celebrar primeira década da universidade.

Hugo Alex Diniz, reitor da Ufopa — Foto: Dominique Cavaleiro/G1

A semana é de comemorações em todas as unidades e campi da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Isso porque a instituição está completando 10 anos nesta terça-feira (5). A reitoria reuniu jornalistas em um café da manhã nesta segunda (4) para falar sobre a programação de aniversário e do atual cenário da instituição na região.

Ao G1, o reitor Hugo Alex Diniz falou sobre um dos principais compromissos da gestão, que é ‘enxugar’ os gastos da universidade. Para o reitor, é importante gastar os recursos no que realmente importa para que os projetos acadêmicos sejam expandidos.

“Desde o ano passado tem sido o nosso foco, gastar melhor e no que é mais importante, ou seja, nossos alunos, nossos projetos acadêmicos e a nossa perspectiva é dobrar nosso investimento nos projetos acadêmicos da universidade”, contou.

A universidade está presente em sete municípios da região e para o reitor, é importante que todos os cursos tenham a estrutura física consolidada, com laboratórios e professores, por exemplo.

“Estamos trabalhando muito fortemente nisso, dado o momento que estamos vivendo em nível nacional, pensar em uma eficiência nos gastos. Usar bem e todo recurso disponível para nós”, continuou.

Reitoria falou sobre a programação de aniversário da Ufopa — Foto: Dominique Cavaleiro/G1

Hugo Alex Diniz disse ainda que a Ufopa é o maior patrimônio público da região com alto investimento de recursos públicos e alto impacto social. Mais de 5 mil profissionais foram formados na instituição, o que significa que a região pode contar com mão de obra local nos diversos cargos disponíveis no mercado de trabalho.

“Vejo que o futuro da nossa região, o desenvolvimento que sonhamos para ela vai estar na mão desses profissionais. São pessoas formadas aqui, não são pessoas de fora, somos nós. Vamos ditar os próximos passos e cuidar de nós mesmos, da nossa gente. A universidade sem dúvida nenhuma é um dos principais entes nesse processo do desenvolvimento”, completou.

Programação de aniversário

A Ufopa completa 10 anos nesta terça-feira (5) e uma vasta programação está sendo realizada. A partir das 15h haverá uma cerimônia no auditório da unidade Tapajós. Na ocasião haverá homenagens e a participação do reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) o Prof. Dr. Marcel do Nascimento Botelho.

Às 17h haverá o tradicional “parabéns” e o corte do bolo.

Na página da universidade é possível ter acesso à programação completa.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/11/04/na-semana-dos-10-anos-da-ufopa-reitor-fala-sobre-desafios-na-gestao-gastar-melhor-e-no-que-e-mais-importante.ghtml