Criado em 22 de Novembro de 2019 às 11:12

Semana aborda vida de povos à volta dos rios e territórios

14/11/2019 - Site do MPPA - Positivo

22 de Novembro de 2019 às 11:12

De 25 a 29 de novembro será realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Santarém, evento do Programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal Oeste do Pará em parceria com o MPPA, por meio da promotoria de Justiça da 2ª Região Agrária. Com o tema “Fluxos, influxos e refluxos nas/das vidas à volta dos rios e territórios”, propõe uma semana de formação com discussões e informações acerca da relação que as pessoas têm com os cursos d´água, seu meio ambiente e território.

O evento tem o apoio da Organização Não Governamental Saúde e Alegria, Fase Amazônia, Fórum da Amazônia Oriental (FAOR) e Instituto de Ciências da Sociedade da Ufopa. As inscrições já estão abertas pelo link https://forms.gle/pidMtNTmzL4joNco6

A abertura será no dia 25 de novembro, a partir das 8h30, com a mesa oficial e apresentação do grupo de teatro Iurupari. A palestra de abertura será às 10h, com o tema Antropologia e Arqueologia em contextos: rios, território e Estado, por Helena Lima, do Museu Emílio Goeldi;  Mauro William Barbosa de Almeida, da Universidade de Campinas (UNICAMP) e  Luis de Camões, Procurador da República, do Ministério Público Federal.

Até o dia 29 de novembro a programação prevê palestras, grupos de trabalho e debates com temas relacionados à relação das populações que habitam ou são influenciadas por regiões de rios e outros cursos d’água, com representantes de ribeirinhos, quilombolas, indígenas, agricultores, integrantes da UFPa, Ufopa, MPPA, MPF, estudantes e profissionais que atuam nas comunidades.

Dentre os temas discutidos estão os impactos socioambientais, saúde, educação, autonomia e conhecimento dos povos, arqueologia em comunidade, antropologia e Direito, conflitos socioambientais e outros, das 8h30 às 12h, e das 14h às 18h.

Folder com programação completa.

Texto: Lila Bemerguy

Link:  https://www2.mppa.mp.br/noticias/semana-aborda-vida-de-povos-a-volta-dos-rios-e-territorios.htm