Criado em 27 de Novembro de 2019 às 17:22
20/11/2019 - G1 Santarém - Positivo
27 de Novembro de 2019 às 17:22
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abriu a programação da Semana da Consciência Negra na segunda-feira (18) com uma palestra, no auditório do Ministério Público, em Santarém, no oeste do Pará.
A palestra teve o tema: "O Movimento Negro e a Criação do Dia da Consciência Negra", proferida pela professora Zélia Amador de Deus.
A VIII Semana da Consciência Negra da Ufopa que neste ano tem como tema central: “Negrxs, o Estado é racista! Ou reagimos ou morreremos!" Premiada mundialmente, Zélia Amador é co-fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa).
Além das programações no auditório do MP, as atividades ocorrem também na Ufopa, unidade Rondon, até 22 de novembro.
Serão apresentações artísticas e culturais, oficinas e minicursos, lançamento de livro e exposição de pinturas. A data de 20 de novembro marca a luta por direitos dos negros no Brasil.
Iniciada em 2011, a “Semana da Consciência Negra” tem se constituído nos últimos anos como um importante evento acadêmico de formação e sensibilização sobre a necessidade permanente de combate ao racismo, bem como para discussão de temáticas voltadas para população negra/quilombolas.
Nesse processo de reflexão, a Ufopa enquanto instituição de ensino superior que deve se nortear pela adoção de políticas de superação das desigualdades sociais raciais na região.