Criado em 19 de Novembro de 2019 às 14:44
18/11/2019 - G1 Santarém - Positivo
19 de Novembro de 2019 às 14:44
Começa nesta segunda-feira (18) e segue até sexta-feira (22), nas instalações do Bloco Modular Tapajós (BMT), na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, 1º Hackathon Inova Tapajós, evento criado para estimular a cultura da inovação, por meio de uma competição que busca a resolução de problemas por meio da utilização de ferramentas tecnológicas e novas ideias.
A Ufopa busca melhoria de problemas reais da instituição acerca do uso da energia elétrica, recursos hídricos e tratamento de resíduos sólidos, com vistas a diminuir os custos e impactos.
O hackathon é uma atividade de imersão que reúne pessoas que buscam novos caminhos para trazer soluções unindo habilidades, técnicas e conhecimentos. Os times são formados por pessoas com formações diversas: como desenvolvedores, engenheiros, biólogos, designers, empreendedores e estudantes, em busca da solução de um problema. “Saia da caixinha” e junte-se a nós nessa onda de inovação,” é o convite feito pela organização do evento.
A competição ocorre dentro da programação do III Congresso de Tecnologia e Desenvolvimento na Amazônia (CTDA) será promovido pela organização do evento, com apoio da Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da Embrapa, e do grupo VIA Estação Conhecimento, vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A programação será dividida em quatro eixos temáticos: aquicultura, biologia e biotecnologia, computação e engenharias. Além de palestras, mesas redondas e minicursos, também haverá apresentação de trabalhos científicos em formato de banner e apresentações orais no último dia do evento. Os trabalhos científicos apresentados serão publicados nos anais do Congresso.
Serviço: 1º Hackathon Inova Tapajós
Quando: 18 a 22 de novembro
Onde: Sala dos Conselhos Superiores (Bloco Modular Tapajós)