Criado em 11 de Novembro de 2019 às 12:06

Violinista paraibano apresenta-se com músicos da Orquestra Filarmônica de Santarém na Casa da Cultura

08/11/2019 - Agência Santarém - Positivo - Ufopa sendo Citada

11 de Novembro de 2019 às 12:06

O doutor em violino pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o paraibano Rucker Bezerra é um dos parceiros da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho. Ele está pela quinta vez na Pérola do Tapajós para fins de capacitação técnica em músicas clássicas eruditas. E para fazer a culminância do final de mais essa atividade ocorre nesta sexta-feira (08), às 20h, na Casa da Cultura, uma apresentação com 22 músicos dos instrumentos de cordas que fazem parte da Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS). Ingressos: R$ 10.

A OFS da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho é formada por 35 músicos, distribuídos em  três famílias (partes): corda, a percussão e sopro. As obras clássicas eruditas a serem exibidas nesta noite serão executadas pelos músicos da família de cordas. Desta família são os instrumentos: contrabaixos, violinos, violas e violoncelos.

Para o regente titular da Filarmônica Municipal, Rafael Brito, o repertório sempre apreciado pelo público requer muita disciplina e horas de estudos dos músicos. E a direção sempre está em busca de ampliar os conhecimentos por meio de parceria com artistas de outros estados.

“A exemplo da sólida junção e conhecimentos do doutor Bezerra que proporciona técnicas avançadas  ao melhor uso de instrumentos de cordas. E no repertório será apresentado, as obras clássicas de músicos eruditos, de Bach, Dvorak, Grieg e Tchaikovsky.  Rucker Bezerra fará apresentações solo ou regendo a Orquestra. E teremos a participação especial  no uso do violino da  professora Thais Carneiro”, informou Brito.

A participação da musicista é resultado da parceria técnica junto a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Escola de Música da Assembleia Levitas.  A Orquestra Filarmônica de Santarém faz parte da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, esta é equipamento da Prefeitura de Santarém-PA/ Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Ingressos:

Os ingressos antecipados já  estão a venda na secretaria da  sede musical, localizada na Avenida Borges Leal, 1449, quase esquina com a Avenida Barão do Rio Branco. Valor: R$ 10.

Apresentação na Capital Amazonense

Os músicos viajam para a capital do Amazonas no dia 28 e retornam no dia 30 de novembro. O motivo da viagem será por conta de participações na capital amazonense. A primeira no Sesi, o repertório  formado com  músicas regionais, nos show Carimbolando e Bumbando. E a segunda no Teatro da Amazonas com músicas sinfônicas na primeira pré-bienal do Norte Funarte.

“É A primeira vez que a Filarmônica rompe a barreira do Estado do Pará. Para nós é importantíssimo, porque mostra o amadurecimento e o reconhecimento pelo  nosso trabalho em mais esse chamado. E Manaus é uma das cidades que mais tem santarenos e com a nossa musicalidade vamos suavizar a saudade da Pérola do Tapajós. E ainda convidar os manauaras que ainda não conhecem o nosso município a vir a nossa terra de encantos natural de muita artes”,  disse, o diretor da Filarmônica Municipal Adson Wender.

Sobre o doutor em violino Rucker Bezerra

Rucker Bezerra é paraibano, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado pela UFPB (1991), Mestre (2002) e Doutor (2014) pela Unicamp - SP, foi spalla da Orquestra Sinfônica da AMUSA-PB e spalla da Orquestra Filarmonia-RJ. Foi solista de várias orquestras no Brasil atuando com regentes como Eleazar de Carvalho, Elena Herrera, Carlos Veiga, Per Brevig, Paolo Bellomia, dentre outros. Apresentou recitais em todo Brasil, nos Estados Unidos e Europa. É membro fundador do Quinteto Uirapuru. Vencedor do prêmio Tim, categoria música instrumental com o CD Sivuca & Quinteto Uirapuru.

Link: http://www.agenciasantarem.com.br/noticia/4723/