Criado em 29 de Outubro de 2019 às 10:56
23/10/2019 - G1 Santarém - Positivo
29 de Outubro de 2019 às 10:56
O estudante do curso de ciências da computação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, Jorge Luiz Figueira da Silva Júnior recebeu uma premiação durante o 15º Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (Eniac), em Salvador (BA). O certificado foi de melhor artigo de graduação, entre os cinco trabalhos que concorreram na categoria.
O evento ocorreu de 15 a 18 de outubro e é indexado pelo Qualis da Capes na área de ciências da computação. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no jantar solene do encontro, realizado concomitantemente ao 8th Brazilian Conference on Intelligent Systems (Bracis). O prêmio busca reconhecer o mérito técnico-científico de pesquisas conduzidas por alunos de graduação.
Intitulado “A Lyric-Based Approach for Brazilian Music Knowledge Discovery: Brazilian Country Music as a Case Study”, o trabalho foi orientado pelo prof. Dr. Fábio Lobato, da Ufopa, em parceria com o Prof. Dr. Rafael G. Rossi, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Jorge Luiz ao lado do orientador, Prof. Fábio Lobato, em Salvador — Foto: Arquivo PessoalA parceria foi fruto do Programa de Mobilidade Acadêmica Externa Temporária Nacional (edital 082/2018-Proen). O trabalho também foi financiado parcialmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para o prof. Fábio Lobato, estes editais de mobilidade acadêmica são muito importantes para complementar a formação dos discentes. “O Jorge desenvolveu atividades por três semanas na UFMS, junto ao Laboratório de Inovação em Engenharia de Software (LivES), e lá conseguiu concluir os experimentos do artigo. Este também é o tema do trabalho de conclusão de curso dele”, explica.
Segundo o acadêmico, a experiência obtida no intercâmbio superou as expectativas e o estágio abriu várias portas. “Embora curto, me permitiu atuar com outros pesquisadores do meu campo de estudo, e isso trouxe ganhos significativos para o meu trabalho, além da experiência de vida, é claro”, disse.
“A combinação das técnicas desenvolvidas na Ufopa com os métodos estudados na UFMS foi o que conferiu o diferencial ao trabalho, possibilitando concorrer ao prêmio”, completou.
Após o seu retorno, Jorge terá um curto período em Santarém, pois logo embarca para outro estágio, desta vez no Social CRM Research Center, vinculado à Universidade de Leipzig, na Alemanha. Jorge irá atuar por três meses em um projeto financiado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, no qual o seu orientador atua como coordenador das atividades conduzidas no Brasil.