Ultima atualização em 17 de Outubro de 2019 às 11:51

Alunos da Ufopa denunciados à Justiça por injúria racial são ouvidos em audiência de instrução e julgamento

02/10/2019 - G1 Santarém - Neutra

24 de Outubro de 2019 às 17:01

Um militar e um agente de saúde, ambos estudantes da universidade, são acusados de atacar uma colega de turma, além de fazer comentários racistas na internet.

Audiência acontece no Fórum de Santarém nesta quarta-feira (2) — Foto: Gustavo Campos/G1

Os dois estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) que foram denunciados por injúria racial passam por audiência de instrução e julgamento nesta quarta-feira (2) no Fórum de Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu em novembro de 2018.

De acordo com a denúncia, Elicleisson Siqueira Moraes [agente comunitário de saúde] e Ismail Lima Costa [militar], acadêmicos do Instituto de Ciência e Tecnologia das Águas (ICTA), da Ufopa, atacaram verbalmente a colega de turma, Maria Elisângela Lima dos Santos, pelo fato de ela ser negra.

+Dois alunos da Ufopa são denunciados à Justiça por crime de racismo

Além disso, os dois jovens fizeram vários comentários de teor ofensivo à negros em um grupo da turma em um aplicativo de mensagens instantâneas. O militar também teria divulgado um conteúdo com mulheres negras em poses sensuais.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público do Pará (MPPA), depois que a vítima procurou a Ouvidoria da Ufopa para registrar o caso. A jovem precisou ser amparada por psicólogos e na ocasião relatou sentir medo que Ismail tentasse algo contra ela, por ele ser militar.

Um grupo de colegas, professores e servidores da universidade foram ao Fórum de Santarém acompanhar o caso e dar apoio à vítima.

Grupo foi dar apoio à vítima no Fórum de Santarém — Foto: Reprodução/Redes sociais

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/10/02/alunos-da-ufopa-denunciados-a-justica-por-injuria-racial-sao-ouvidos-em-audiencia-de-instrucao-e-julgamento.ghtml