Ultima atualização em 30 de Outubro de 2019 às 10:26

Incubadora de Empreendimento da Ufopa capacita agricultores em Santarém

25/10/2019 - G1 Santarém - Positivo

7 de Novembro de 2019 às 11:59

O projeto possibilita aos agricultores autônomos o acesso a conhecimentos técnicos específicos do ramo de atividade do empreendimento.

Feira de produtos de agricultura familiar acontece no Campus Amazônia da Ufopa — Foto: Reprodução/TV Tapajós

O Projeto de Extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IES), vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), está possibilitando a agricultores autônomos de Santarém, o acesso a conhecimentos técnicos específicos do ramo de atividade do empreendimento, que podem ajudar na geração de lucros se tornando a principal fonte de renda.

A troca de conhecimentos é dentro da própria universidade, que funciona como uma feira de produtos da agricultura familiar que acontece todas às quintas-feiras a partir das 8h da manhã, no Campus Amazônia.

O projeto ocorre desde 2013, incentivando o desenvolvimento de empreendimentos econômicos solidários. Seu papel é intermediar a construção da autogestão dos empreendimentos econômicos solidários sobre bases não capitalistas.

A coordenadora da Feira de Agricultura Familiar, Gisele Alves, explica que a feira é uma forma de proporcionar para esses produtores rurais a possibilidade de aumento da sua produção, e mostra que tanto pode trazer pontos positivos para quem vende, quanto para quem consome.

“É uma possibilidade de escoamento da sua produção e comercialização, oferecendo para sociedade produtos livres de agrotóxicos, baseados em uma economia a preço justo, mais solidária, e para os alunos serve como laboratórios de desenvolvimentos de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, explicou.

Em 2017, a feira movimentou R$ 52 mil, já em 2018 teve quase o dobro do lucro do ano anterior, com R$ 92 mil. Desde que as iniciativas foram tomadas a feira teve um impacto bastante significativo, destacando a produção da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Belterra-Pa (AMABELA), que desde início do projeto tem feito um trabalho muito importante de fortalecimento do grupo e relações de cooperação.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/10/25/incubadora-de-empreendimento-da-ufopa-capacita-agricultores-em-santarem.ghtml