Criado em 7 de Novembro de 2019 às 12:00

Professores da Ufra e da Ufopa lançam livro sobre concessões florestais

16/10/2019 - G1 Santarém - Positivo

7 de Novembro de 2019 às 12:00

Professores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançam, no dia 24 de outubro de 2019, o livro “Arapiuns + 5: O Ordenamento Territorial Incompleto”, publicado pela editora Appris.

O livro traz os resultados de pesquisas comparativas, de escopo longitudinal, sobre as comunidades tradicionais e o uso dos recursos naturais, após o lançamento e o desenvolvimento das outorgas florestais. A publicação busca analisar as informações coletadas nas mesmas comunidades ribeirinhas da bacia do rio Arapiuns, em 2008 e 2014, considerando continuidades e mudanças sociais, demográficas, culturais, econômicas e ambientais, em decorrência dos padrões de uso dos recursos naturais. A obra é organizada pelos professores Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior, da Ufra campus Capanema, Silvio Roberto Miranda dos Santos, da Ufra campus Belém, e Alanna do Socorro Lima da Silva, da Ufopa campus Santarém.

Desde 2009 professores da Ufra, em parceria com professores da Ufopa, conduzem estudos socioeconômicos e ambientais relativos a uma área florestal de cerca de 1.300 mil hectares, na qual estão assentadas comunidades ribeirinhas e continentais. O estudo inicial foi realizado com apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), que desejava conduzir um programa de outorga de florestas públicas, com o objetivo de proteger esses territórios contra grileiros, atividade madeireira ilegal, garimpagem predatória e invasão de terras protegidas.

O relatório final do estudo proporcionou a publicação do livro “Mamurú-Arapiuns – Uma Região Amazônica em Disputa”, por meio da Editora da Ufra, em 2014. Este ano, cinco anos após a publicação do primeiro livro, o grupo de pesquisadores lança o segundo livro.

O lançamento, em Belém, ocorrerá no dia 24 de outubro, na Livraria FOX, localizada na Travessa Dr. Moraes, às 17h30. A entrada é franca.

Autores:

Profa. Alanna do Socorro Lima da Silva: médica veterinária, mestre e doutora em Medicina Veterinária, professora da Ufopa;

Profa. Doris Aleida Villamizar Sayago: antropóloga, mestre em Antropologia, doutora em Sociologia, professora da Universidade de Brasília;

Jéssica Regina Teixeira Melo: mestranda em Educação, assistente social da Ufra;

Prof. João Ricardo Vasconcellos Gama: engenheiro florestal, mestre e doutor em Engenharia Florestal, professor da Ufopa;

Prof. Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior: sociólogo e agrônomo, mestre em Planejamento do Desenvolvimento, doutor em Desenvolvimento Sustentável, professor da Ufra;

Prof. Manoel Malheiros Tourinho: agrônomo, mestre em Economia dos Recursos Naturais, doutor em Sociologia Rural, professor emérito da Ufra;

Profa. Maria das Dores Correia Palha: médica veterinária, mestre em Ciências Veterinárias, doutora em Ciências Biológicas, professora da Ufra;

Pedro Bernardo da Silva Neto: engenheiro florestal do Ideflor-Bio;

Pierre Nader Mattar: agrônomo e pesquisador do Projeto Várzea do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH/Ufra);

Silvio Roberto Miranda dos Santos: engenheiro florestal, mestre em Ciências Florestais, doutor em Ciências Agrárias, pesquisador do Projeto Várzea do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH/Ufra).

Link: https://novo.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2330:professores-da-ufra-e-da-ufopa-lancam-livro-sobre-concessoes-florestais&catid=84&Itemid=552