Ultima atualização em 31 de Outubro de 2019 às 10:40

Santarém tem quatro projetos classificados para a etapa nacional do Prêmio de Educação Fiscal 2019

22/10/2019 - Folha Progresso - Positivo - Ufopa sendo Citada

7 de Novembro de 2019 às 12:00

As escolas municipais Professora Rosilda Wanghon, Eloína Colares e Maria Amália Queiroz de Sousa estão classificadas para a seletiva nacional do Prêmio de Educação Fiscal 2019. Além das três escolas, uma instituição também passou para a próxima fase, trata-se da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (Coopafs).

O anúncio oficial dos vencedores ocorrerá no dia 28 de novembro, na sede da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp). Durante a festa, as 18 melhores iniciativas receberão Certificado de Reconhecimento. Nove projetos serão os vencedores desta edição:  três escolas; duas instituições; dois jornalistas e dois projetos de tecnologia.  Ao todo, serão concedidos mais de R$ 50 mil em prêmios.

Alunos da Escola Maria Amália participam de gincana da Educação Fiscal. Foto-Divulgação

Para a coordenadora do Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef) e secretária de Gestão, Orçamento e Finanças da Prefeitura de Santarém, Josilene Pinto, a premiação das escolas e da instituição confirma a atuação de excelência com os resultados obtidos pelo GMEF com a Educação Fiscal.

"Estamos muito felizes e orgulhosos com a escolha de quatro dos nossos 28 projetos inscritos no prêmio nacional de educação fiscal. Parabenizamos a todos os selecionados pelo trabalho que fazem com amor e responsabilidade na disseminação da temática da educação fiscal em Santarém. Aos que não se classificaram para a fase final, fica nossa mensagem de incentivo e apoio para que continuem realizando seus projetos com todo empenho e dedicação que têm tido. Educação Fiscal é responsabilidade de todos, e nosso município já é referência nacional. Está cada dia mais evidenciada a importância da educação fiscal para a gestão e governança pública. E cada cidadão é parte importante nesse processo. Educar, conscientizar e sensibilizar é o caminho. Que venha o prêmio nacional”, destacou.

A coordenadora do projeto Educação fiscal e o desenvolvimento de competências empreendedoras: um diálogo entre a escola e as empresas do bairro Mapiri, da Escola Dra. Maria Amália Queiroz de Sousa, Márcia Cristina Ximenes, recebeu o resultado da classificação com muita alegria.

Projeto de educação fiscal da Escola Maria Amália apresentado na Jornada Acadêmica da Ufopa. Foto-Divulgação

"Esse resultado nos motivou a querer fazer sempre. É indescritível. O melhor de tudo é o reconhecimento por todo um trabalho desenvolvido na nossa escola e a valorização de um espaço único na vida dos nossos alunos. Essa classificação veio consolidar o que mais eu acredito quando defendo a educação: o trabalho em grupo. É importante e devemos acreditar na pesquisa, que só por meio da investigação e de todos os processos que a integram é que teremos condições de transformar a vida dos nossos jovens", argumentou a professora.

Para o professor da Escola Rosilda Wanghon, Marivaldo Sousa, o reconhecimento foi uma injeção de ânimo para os alunos e professores. O projeto da escola tem como tema Educação Fiscal: aprendendo através do lúdico.

Na Escola Rosilda Wanghon, alunos participaram da gincana denominada função dos impostos. Foto-Divulgação

"A escola está em festa por ter sido classificada na etapa regional. É o reconhecimento do nosso trabalho. A nossa escola é referência na educação fiscal. Os alunos aceitaram bem a implementação do programa na escola e aplicam no dia a dia os conceitos, que são abordados pelo programa exercendo assim o papel de disseminadores. Percebemos que os alunos já tem essa consciência do que é educação fiscal e qual a função dos tributos", exemplificou.

Quem também comemorou o resultado foi a professora Célia Curbani, da Escola Eloína Colares e Silva. O projeto leva o tema Educação Fiscal na Escola: uma lição de cidadania na era digital.

"É tudo o que queríamos ouvir, foi muito trabalho, muita dedicação, toda a escola envolvida, principalmente os alunos. Os pais também, até porque somos de um bairro de periferia, quando acontece uma novidade, todos se envolvem. Esse resultado já mostra para nossos educandos que quando queremos alguma coisa, devemos lutar com muita garra e persistência e, certamente, conseguiremos", comemorou.

A Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (Coopafs) foi classificada com o projeto intitulado Produtores cooperados da agricultura familiar e a conscientização sobre educação fiscal.

A educação fiscal parodiada por alunos da Escola Rosilda Wanghon: função social dos impostos no Simpósio Cidadania e Controle Social. Foto-Divulgação

Sobre o Prêmio Nacional de Educação Fiscal – O concurso tem o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas bem sucedidas voltadas para a temática da educação fiscal, com participação de entes federativos; órgãos públicos; escolas; universidades e pessoas jurídicas, além de jornalistas ou pessoas físicas que desenvolvam projetos voltados à educação fiscal.

É uma realização da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafit), em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRB), Secretaria de Tesouro Nacional (STN), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), com a organização da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e o apoio de entidades, empresas e órgãos governamentais.

Link: http://www.agenciasantarem.com.br/noticia/4626/