Criado em 7 de Novembro de 2019 às 12:01
17 /10/2019 - Folha Pa - Positivo
7 de Novembro de 2019 às 12:01
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está promovendo um encontro para colocar em pauta o potencial do feijão Manteiguinha de Santarém, no oeste do Pará. O I Encontro irá abordar a Indicação geográfica, Ambiente e Tecnologia. O evento ocorrerá no dia 11 de novembro, na unidade Rondon.
O evento será realizado através do programa de pós-graduação e pela Agência de Inovação Tecnológica da Amazônia com o apoio institucional do Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará. O encontro tem a coordenação da professora Patrícia Chaves, do Instituto Biodiversidade e Florestas (Ibef). Na ocasião, serão reunidos agrônomos, agricultores e pesquisadores da Ufopa.
"O objetivo deste evento é colocar em pauta o potencial do feijão Manteiguinha de Santarém para obtenção de indicação geográfica junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o que agregaria valor aos produtores locais deste feijão na comercialização", afirmou Patrícia.
A professora chama a atenção também para outras questões importantes, que serão tratadas durante o encontro, como os fatores agronômicos relacionados ao cultivo do feijão Manteiguinha.
"As pragas, irrigação e manejo, bem como, a fatores tecnológicos que permitam o dimensionamento de tais áreas de cultivo com tecnologias modernas como o uso de drones e redes neurais. Por fim, o evento abordará a importância do feijão Manteiguinha em ecossistemas de várzeas, sobretudo como forma de fixação do homem no campo", concluiu.