Ultima atualização em 17 de Outubro de 2019 às 10:10

Aberta ao público, jornada acadêmica da Ufopa quer promover intercâmbio científico e cultural

06/09/2019 - Folha MT - Positivo

24 de Outubro de 2019 às 17:01

No período de 9 a 14 desse mês, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza em Santarém, a VIII Jornada Acadêmica, que este ano apresenta como tema “Conexões com a Comunidade”. A proposta é promover o intercâmbio científico e cultural, socializando a produção de conhecimento desenvolvida nos cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo atividades de pesquisa e ações de extensão da Ufopa, que este ano completa 10 anos.

A programação ocorrerá, das 8h30 às 22 horas, nas unidades Tapajós, Rondon e Amazônia. Além da comunidade acadêmica de Santarém, o evento contará com a participação de alunos, professores e servidores dos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

Maior evento acadêmico da universidade, a jornada tem mais de dois mil participantes inscritos. Aberta ao público, a jornada integra os principais eventos científicos da instituição, como o IX Seminário de Iniciação Científica, o VII Seminário de Pós-graduação e o VII Seminário de Graduação, além dos Seminários Temáticos, do V Salão de Extensão, o III Fórum de Graduação e o I Fórum Integrado de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, entre outras atividades culturais e esportivas.

Programação

A VIII Jornada Acadêmica da Ufopa começa na segunda-feira, 9 de setembro, a partir das 8h30, no auditório da Unidade Tapajós, com solenidade de abertura e apresentação cultural integradora. Em seguida, no mesmo local, será realizado o Workshop do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Também pela manhã terá início o V Salão de Extensão, a ser realizado no saguão do 2º andar do Bloco Modular Tapajós (BMT).

Promovido pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), o Salão de Extensão visa integrar e divulgar as diversas atividades extensionistas realizadas pela Ufopa. Durante o evento, que se estenderá pelo turno da tarde, serão apresentados os resultados dos planos de trabalho contemplados com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), além da Mostra de Projetos de Cultura e Extensão e de parceiros internos e externos.

À tarde, das 14h30 às 17h45, serão ministrados minicursos e oficinas promovidos pelas Unidades Acadêmicas da Ufopa, distribuídos nas Unidades Tapajós, Rondon e Amazônia. No mesmo horário, no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na Unidade Tapajós, será realizado o Workshop de Grupos de Pesquisa + Café com Ciência, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit). A segunda-feira termina ao som do Rock in Rio Tapajós, a ser realizado, a partir das 17h, na beira do rio, na Unidade Tapajós.

A jornada prossegue na terça-feira (10), com o início do IX Seminário de Iniciação Científica, que tem por objetivo de promover a socialização de conhecimentos gerados pelas pesquisas dos discentes dos cursos de graduação da Ufopa. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o evento ocorrerá de 10 a 13 de setembro, com apresentação dos bolsistas de iniciação científica dos programas Pibic, Pibiti e Pibic-EM, nas salas de aula do prédio laranja da Unidade Tapajós.

À noite, a partir das 18h30, no auditório da Unidade Tapajós, terá início o III Fórum de Graduação, espaço de discussão das políticas de ensino da Universidade, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). Aberto ao público, o Fórum de Graduação prossegue na quarta-feira, dia 11, e na quinta-feira, dia 12, no mesmo horário e local.

Pós-Graduação

A Jornada contará ainda com o I Fórum Integrado de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), no auditório da Unidade Tapajós. As unidades acadêmicas da Ufopa também marcam presença na Jornada, por meio dos Seminários Temáticos, a serem realizados nos dias 12 e 13 de setembro.

Outro destaque da Jornada é o VII Seminário de Pós-Graduação que visa promover a socialização de conhecimentos gerados pelos grupos de pesquisa e discentes associados aos cursos de pós-graduação da universidade. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o Seminário contará ainda com o Workshop dos Grupos de Pesquisa, Seminário de Teses e Mostra de Vídeos da Pós-Graduação.

A VIII Jornada Acadêmica da Ufopa termina no sábado, dia 14. A partir das 8h30, será realizada a premiação dos melhores trabalhos apresentados no auditório da Unidade Tapajós, enquanto no ginásio do Colégio Dom Amando serão realizadas atividades esportivas.

*Com informações da Ufopa

Link: http://www.folhamt.com.br/artigo/356944/Aberta-ao-publico--jornada-academica-da-Ufopa-quer-promover-intercambio-cientifico-e-cultural