Criado em 24 de Outubro de 2019 às 17:01

Em Santarém, Ufopa promove ‘cursinho’ destinado a estudantes indígenas e quilombolas

08/09/2019 - Folha MT - Positivo

24 de Outubro de 2019 às 17:01

Estudantes indígenas e quilombolas têm tido a oportunidade de se preparar para o vestibular através de um “cursinho solidário”. As aulas são ministradas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), campus Rondon, em Santarém, no oeste do Pará, são totalmente gratuitas, e contam com o apoio de universitários e professores.

No “cursinho” são oferecidas aulas preparatórias e acompanhamento aos estudantes em todo o processo, inclusive na inscrição.

O coordenador do projeto, Luiz Fernando de França, conta que o primeiro objetivo é preparar os estudantes para entrar na universidade através do Processo Seletivo Especial Quilombolas (PSQ). “Esse cursinho foi criado com o intuito de ajudar desde a leitura dos textos, até o processo de divulgação do edital e inscrições”, explica.

São quatro meses de preparação que busca reparar um pouco das dificuldades no que diz respeito a um processo que foi historicamente construído.

O PSQ 2019, ofertou 77 vagas para os cursos de graduação oferecidos pela Ufopa, sendo 61 vagas para Santarém e, 16 para demais municípios da região.

O projeto existe desde 2015, e atende a estudantes não só de Santarém, mas também de Alenquer, Monte Alegre e Oriximiná. Pouco mais de 100 jovens, que participaram dessas aulas, já conseguiram o acesso ao ensino superior.

Link: http://www.folhamt.com.br/artigo/357264/Em-Santarem--Ufopa-promove-%E2%80%98cursinho%E2%80%99-destinado-a-estudantes-indigenas-e-quilombolas