Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:26

Ufopa faz doação de equipamentos de proteção individuais e coletivos para Hospital de Campanha

20/04/2020 -G1 Santarém- Pa - Positiva

5 de Maio de 2020 às 17:47

Uma caixa acrílica produzida pela Universidade vai auxiliar os profissionais de saúde caso haja necessidade do paciente ser entubado.
Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

20/04/2020 11h27

Pesquisadores da Ufopa, reitor Hugo Diniz e secretário regional Henderson Pinto na entrega de equipamentos de proteção fabricados pela Ufopa — Foto: CRGBA/DivulgaçãoPesquisadores da Ufopa, reitor Hugo Diniz e secretário regional Henderson Pinto na entrega de equipamentos de proteção fabricados pela Ufopa — Foto: CRGBA/Divulgação

Pesquisadores e o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Hugo Diniz estiveram no Hospital de Campanha de Santarém, na manhã desta segunda-feira (20), para a entrega de doação de equipamentos de proteção individual e coletiva produzidos nos laboratórios da instituição.

Dos itens de doação constam máscaras e óculos de proteção, e uma caixa de acrílica na qual o profissional ao fazer a entubação do paciente estará protegido. Caso haja o lançamento de alguma secreção, a caixa impedirá que o profissional que estiver manuseando o equipamento seja atingido, evitando também que o ambiente seja contaminado.

“Eu e alguns pesquisadores estivemos aqui hoje, no Hospital de Campanha, entregando equipes de proteção individual e coletiva. É uma forma de contribuir para o Estado e o município com a expertise que a Universidade tem em todas as áreas”, ressaltou o reitor Hugo Diniz.

Óculos e máscaras de proteção para profissionais de saúde que atuarão no Hospital de Campanha de Santarém — Foto: CRGBA/DivulgaçãoÓculos e máscaras de proteção para profissionais de saúde que atuarão no Hospital de Campanha de Santarém — Foto: CRGBA/Divulgação

O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, recebeu a doação em nome do Governo do Pará e destacou a importância da parceria com a Ufopa no enfrentamento à Covid-19.

“A Ufopa de fato tem sido uma grande parceira. Já estava nos ajudando na questão do acolhimento da população em situação de rua, e agora no Hospital de Campanha trazendo esses EPIs que são fundamentais para os profissionais que estarão atuando no hospital de campanha. Fizeram a apresentação pra nós do protótipo de um equipamento de proteção coletiva. Em novo do Governo do Pará, nós queremos agradecer à Ufopa por essa parceria”, pontuou Henderson.

No final de março deste ano, a Ufopa doou máscaras e óculos de proteção ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Santarém.

Link:  https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/04/20/ufopa-faz-doacao-de-equipamentos-de-protecao-individuais-e-coletivos-para-hospital-de-campanha-de-santarem.ghtml