Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:21

15/04/2020 - G1 Santarém -Pa - Positiva

5 de Maio de 2020 às 17:36

Recomendações são para a comunidade acadêmica e profissionais terceirizados que fazem trabalhos essenciais e presencias nas unidades da universidade.
Por G1 Santarém — Pará

15/04/2020 15h10

Ufopa faz novas recomendações contra coronavírus com atenção a indígenas e quilombolas — Foto: Gustavo Campos/G1Ufopa faz novas recomendações contra coronavírus com atenção a indígenas e quilombolas — Foto: Gustavo Campos/G1

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou novo comunicado do Grupo de Trabalho Técnico-Científico de Enfrentamento do Coronavírus. No documento há novas recomendações destinadas a grupos específicos. De acordo com a universidade, a comunidade acadêmica e trabalhadores terceirizados que estejam realizando atividades essenciais de forma presencial na Ufopa precisam ficar atentos às medidas.

Confira o comunicado com as novas recomendações
Conforme o comunicado, aos indígenas e quilombolas além das recomendações vigentes leva-se em consideração a vulnerabilidade agravada, conforme indicado no item 8 da Recomendação nº 11/2020, do Ministério Público Federal. Desta forma, o GT reforça que viagens devem ser evitadas, com o propósito de reduzir a circulação dos indígenas e quilombolas nas cidades e evitar exposição ao contágio.

De acordo com o comunicado, se ocorrer viagem partindo da área urbana até a comunidade vulnerável, sugere-se, com base nas evidências científicas e recomendações técnicas, que seja feita quarentena com o isolamento domiciliar, ou seja, a pessoa deve ficar afastada da comunidade, inclusive de familiares, por um período de 14 dias, com isolamento rigoroso, independentemente do surgimento de sinais e sintomas.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/04/15/ufopa-faz-novas-recomendacoes-contra-coronavirus-com-atencao-a-indigenas-e-quilombolas.ghtml