Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:16
06/04/2020 - G1 Santarém-Pa - Positiva
5 de Maio de 2020 às 16:14
Ufopa suspende por tempo indeterminado calendário acadêmico, mas auxílios a estudantes são mantidos
Atividades estão suspensas desde o dia 19 de março. Ufopa autorizou compra de suprimentos para projetos de combate à Covid-19.
Por G1 Santarém — Pará
06/04/2020 11h44
Ufopa suspende por tempo indeterminado calendário acadêmico, mas auxílios a estudantes são mantidos — Foto: DivulgaçãoUfopa suspende por tempo indeterminado calendário acadêmico, mas auxílios a estudantes são mantidos — Foto: Divulgação
Ufopa suspende por tempo indeterminado calendário acadêmico, mas auxílios a estudantes são mantidos — Foto: Divulgação
O calendário acadêmico dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi suspenso por tempo indeterminado nas unidades da região. A decisão foi tomada na reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
As atividades presenciais já estavam suspensas em todos os campi desde o dia 19 de março, com a recomendação para a execução, excepcionalmente, de atividades remotas aos alunos. Com a decisão do Consepe, ficam suspensas todas as atividades, presenciais e remotas, dos cursos de graduação da universidade.
Conforme a Ufopa, as atividades realizadas até o momento serão aproveitadas futuramente, sem prejuízos aos estudantes que não conseguiram executá-las e sem aplicação de faltas aos discentes.
A suspensão não inclui o calendário acadêmico da pós-graduação, devido às especificidades de cada programa. Não haverá aulas presenciais, porém caberá a cada programa de pós-graduação deliberar sobre a realização de aulas remotas e atender aos discentes que não tiverem condições de acompanhá-las. Além disso, fica assegurada a dilatação de prazos de defesas, conforme a Portaria n. 36 da Capes.
Auxílios e contratos mantidos
O Conselho de Administração (Consad) decidiu, também em reunião extraordinária, pela manutenção do pagamento de auxílios estudantis, bolsas, estágios e contratos em execução durante o período de enfrentamento ao coronavírus.
O Consad reiterou ainda a manutenção das atividades administrativas, de forma remota, com base na Instrução Normativa, válida até 17 de abril. O Conselho deverá pronunciar-se posteriormente sobre a prorrogação da Instrução, porém o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, já sinalizou a possibilidade.
Compra de suprimentos
Outra deliberação foi a autorização de R$ 50 mil do orçamento da universidade para a compra de suprimentos para projetos de enfrentamento à Covid-19, como a produção de álcool em gel e equipamentos de proteção a profissionais de saúde.