Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:22

Universitários produzem materiais informativos que orientam manejo correto do lixo durante pandemia

17/04/2020 - G1 Santarém- Pa - Positiva

5 de Maio de 2020 às 17:38

Materiais têm publico alvo definido, mas podem contribuir de forma incisiva para praticar e comunicar como deve ser feita a gestão de resíduos, especialmente em relação ao coronavírus.
Por G1 Santarém — PA

17/04/2020 08h00

Materiais informativos como cartilhas, folders, vídeos e um podcast foram produzidos por alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém, no oeste paraense, para esclarecer sobre a gestão de resíduos sólidos, tendo como base as recomendações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para o enfrentamento ao coronavírus.

Os informativos trazem questões importantes sobre como deve ser manejado o lixo no âmbito domiciliar, assim como as medidas que devem ser adotadas para resíduos recicláveis nesse período.

A iniciativa dos alunos do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia das Águas (ICTA) foi realizada durante as duas semanas em que tiveram atividades remotas, vinculadas a um projeto da instituição que busca incentivar diferentes habilidades práticas na formação dos acadêmicos.

Os materiais produzidos são direcionados aos vizinhos dos alunos que participaram do projeto, diretores de hospitais e gestores públicos municipais, que podem contribuir de forma mais incisiva para praticar e comunicar como deve ser feita a gestão de resíduos, especialmente pelo público em situação de risco em relação ao coronavírus.

Dessa maneira, o público alvo têm acesso a informação de maneira clara, prática, com linguagem acessível e criativa. Ao longo da crise da pandemia, novas informações devem ser disponibilizadas, já que se trata de um assunto novo e com pesquisas ainda em andamento.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/04/17/universitarios-produzem-materiais-informativos-que-orientam-manejo-correto-do-lixo-durante-pandemia.ghtml