Criado em 12 de Agosto de 2020 às 18:21

Farmácia universitária da Ufopa produz e fraciona álcool em gel 70% para unidades de saúde

07/08/2020-G1 Santarém-PA - Positiva

12 de Agosto de 2020 às 18:21

Nos primeiros meses da pandemia, a Ufopa recebeu da Prefeitura Municipal de Santarém álcool em gel, aproximadamente 1.500 litros, para o fracionamento.

Farmácia universitária da Ufopa produz álcool em gel 70%  — Foto: Ufopa/Divulgação

Farmácia universitária da Ufopa produz álcool em gel 70% — Foto: Ufopa/Divulgação

A Farmácia Universitária da Universidade Federal do Oeste do Pará (Farmaufopa) é uma subunidade do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) que, durante a pandemia, criou um projeto para a produção e fracionamento de álcool em gel a 70%.

Nos primeiros meses da pandemia, a Ufopa recebeu da Prefeitura Municipal de Santarém álcool em gel, aproximadamente 1.500 litros, para o fracionamento, ou seja, o acondicionamento em embalagens menores a serem distribuídas às unidades de saúde, obedecendo às normas de segurança estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/08/07/farmacia-universitaria-da-ufopa-produz-e-fraciona-alcool-em-gel-70percent-para-unidades-de-saude.ghtml

Desde esta primeira semana de agosto, a Farmaufopa também está trabalhando na produção do álcool em gel. De acordo com a coordenadora, professora Flávia Garcez, já foram produzidos 50 litros de álcool em gel para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), com insumos doados pelo próprio hospital. A Unimed também encaminhou material à Farmácia Universitária para produção e envasamento.

O projeto da Farmaufopa ligado à manipulação do álcool em gel envolve, além da coordenadora, a professora Kariane Nunes, supervisora da produção do álcool em gel; os residentes farmacêuticos multiprofissionais em saúde; e os técnicos do Isco, pela Ufopa.

Considerando a parceria com o Hospital Regional, também participam os residentes em Farmácia da Universidade Estadual do Pará (UEPA).