Criado em 1 de Setembro de 2020 às 13:01

Implantação de novos cursos e projeto de nutracêutica da Ufopa são discutidos em reunião em Belém

25/08/2020 - G1 Santarém-PA - Positiva

1 de Setembro de 2020 às 13:01

Rede Nutracêutica deve utilizar laboratórios das Etepas e dos Campi da Ufopa para dar suporte aos empreendimentos da região oeste do Pará.

Reunião discute implantação de novos cursos e Rede Nutracêutica da Ufopa — Foto: Secretaria Regional de Governo/Divulgação

Durante reunião realizada na segunda-feira (24), em Belém (PA), entre o governador Helder Barbalho e o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) de Santarém, no oeste do Pará, Hugo Alex Diniz, foi discutida a implantação de novos cursos em Rurópolis e em Novo Progresso.

Também estiveram em pauta a implementação e implantação do “Projeto de Nutracêutica” na Ufopa, que envolve escolas técnicas (Etepas), universidades e os arranjos produtivos do açaí, do mel, do pescado e de tubérculos na região Oeste do Pará. Na primeira fase, o projeto envolve os municípios de Santarém, Monte Alegre, Oriximiná e Itaituba, e pode se expandir nas próximas fases.

A Ufopa já conseguiu R$ 5 milhões para desenvolver o projeto durante quatro anos. Agora, a universidade quer recursos para ofertar bolsas de estudo a alunos do ensino médio das escolas técnicas e aos alunos de graduação que participarão das atividades. O projeto da Rede Nutracêutica deve começar em 2021, quando está previsto o retorno às aulas nas escolas técnicas.

Parque de Ciência e Tecnologia do Oeste do Pará

A Rede Nutracêutica faz parte do Parque de Ciência e Tecnologia do Oeste do Pará, desenvolvido a partir de uma estratégia descentralizada. Tem como base a Universidade, com a Central Analítica da Ufopa implantada no Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), fazendo parte do projeto da Cidade Universitária na Unidade Tapajós.

Nesse projeto, a Central Analítica da Ufopa fará a certificação dos produtos que contiverem substâncias nutracêuticas, inclusive atendendo a empresas do ramo alimentício que hoje precisam enviar amostras para laboratórios em Belém, Manaus ou São Paulo.

A Rede também vai utilizar os laboratórios das Etepas e dos Campi da Ufopa para dar suporte aos empreendimentos da região, principalmente, os ligados à agricultura familiar.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/08/25/implantacao-de-novos-cursos-e-projeto-de-nutraceutica-da-ufopa-sao-discutidos-em-reuniao-em-belem.ghtml