Criado em 12 de Agosto de 2020 às 18:31

Professor desenvolve dispensador de álcool em gel que pode ser usado por cadeirantes

11/08/2020 - G1 Santarém-PA - Positiva

12 de Agosto de 2020 às 18:31

Protótipo possui um circuito detector de obstáculos que, quando as mãos se aproximam é acionada uma pequena bomba que impulsiona o álcool em gel.Dispensador de álcool em gel desenvolvido pelo professor Gilson Fernandes, da Ufopa — Foto: Comunicação Ufopa

Um dispensador de álcool em gel produzido pelo professor Gilson Fernandes, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) como alternativa no combate à disseminação do novo coronavírus. O diferencial do novo dispensador é que ele pode ser usado por qualquer pessoa, inclusive cadeirantes.

Ao contrário dos 'dispensers' de tubos e madeira, que o usuário precisa pisar para obter o álcool em gel, o protótipo desenvolvido pelo professor possui um circuito detector de obstáculos que, quando as mãos se aproximam da unidade detectora, é acionada uma pequena bomba que impulsiona o álcool em gel através de uma mangueira. O custo de produção ficou em torno de R$ 55,00.

Simples, robusta e barata, a solução poderá ser adotada pela Universidade na retomada das atividades presenciais. “Existe a intenção de adotá-lo, tendo em vista o baixo custo de fabricação. A ideia também é repassar o projeto para uma empresa júnior, que poderá desenvolver um produto comercial baseado no protótipo”, ressaltou Gilson Fernandes.

O novo dispensador pode funcionar com bateria ou ligado na tomada.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/08/11/professor-desenvolve-dispensador-de-alcool-em-gel-que-pode-ser-usado-por-cadeirantes.ghtml