Criado em 21 de Agosto de 2020 às 00:14

Ufopa organiza material com tira-dúvidas sobre incorporação de ruas à universidade

14/08/2020- G1 Santarém-PA - Positiva

21 de Agosto de 2020 às 00:14

Projeto prevê que trechos de ruas que ligam áreas da Universidade serão incorporados à Unidade Tapajós. Em contrapartida, a Ufopa doará uma área à Prefeitura.

Trechos de ruas do entorno da unidade Tapajós, em Santarém, devem ser incorporados à Universidade  — Foto: Reprodução/Ufopa

Trechos de ruas do entorno da unidade Tapajós, em Santarém, devem ser incorporados à Universidade — Foto: Reprodução/Ufopa

Organizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará, um material explicativo apresenta esclarecimentos sobre as principais dúvidas referentes ao Projeto de Lei nº 498/2020, de autoria da Prefeitura de Santarém, para desafetação de vias públicas com área destinada à Ufopa.

Entre as principais dúvidas, há questionamentos sobre se haverá desapropriação de áreas, se moradores terão de sair de suas casas, se as ruas serão fechadas e se a comunidade externa à Universidade terá algum benefício com o projeto.

De forma didática, os principais pontos do projeto são apresentados, destacando que a Universidade é um patrimônio público, pertencente a toda a sociedade.

O PL 498/2020 continua sendo analisado pela Câmara Municipal, onde deverá ser votado. Com a aprovação do projeto, trechos de ruas que ligam áreas da Universidade serão incorporados à Unidade Tapajós da Ufopa, com a contrapartida de que a Universidade doará uma área à Prefeitura Municipal de Santarém para regularização da situação de moradores que vivem no local há mais de 40 anos.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/08/14/ufopa-organiza-material-com-tira-duvidas-sobre-incorporacao-de-ruas-a-universidade.ghtml