Ultima atualização em 27 de Agosto de 2020 às 12:53
25/08/2020 - Portal OESTADONET - Positiva
27 de Agosto de 2020 às 12:53
A Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA) vai oferecer cursos Agronomia, em Rurópolis, e Engenharia Sanitária e Ambiental, em Novo Progresso. A expansão da oferta de cursos de graduação faz parte do Programa Forma Pará, que terá sua segunda etapa lançada, nesta terça-feira(25) pelo governador Helder Barbalho.
Nesta segunda etapa do projeto serão ofertadas de 955 novas vagas distribuídas em 20 cursos de nível superior, que passarão a ser ofertados em 18 municípios e dois distritos paraenses. Em Ruropólis, serão 40 vagas e em Novo Progresso, 50 vagas.
O início da 2 etapa se dará com a assinatura dos termos de compromisso entre o Governo do Estado, por meio da Sectet, e novamente com a Uepa e a Unifesspa, além de Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (Ifpa) Com isso em 2020, o Forma Pará alcançará 30 municípios e 2 distritos no total.
O Programa é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que possibilita a união entre Governo, Instituições de Ensino Superior (IESs), Prefeituras e Associações Municipais no intuito de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios do Estado que não possuem polos das universidades ou onde não exista a oferta de determinado curso.
A meta do Projeto é ofertar 80 turmas com uma média de 50 vagas cada, distribuídas em até 40 municípios, o que permitirá a formação de cerca 4 mil novos profissionais no período de quatro anos. Assim, o Forma Pará promove o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões do estado com a ampliação da mão de obra qualificada conforme as demandas dos próprios municípios.
A 1ª fase ofertou vagas em 10 turmas que iniciaram as aulas em setembro de 2019 e mais 10 que começaram em janeiro de 2020, totalizando 20 turmas. De acordo com as informações colhidas pela coordenação do Forma Pará, a taxa de evasão das turmas iniciadas em setembro do ano passado, até o momento, é de apenas 3,64%. Nessa primeira etapa, participam como parceiras a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).