Ultima atualização em 14 de Dezembro de 2020 às 16:43

Caixas com serpentes enviadas por mineradora para universidade são recuperadas após extravio

04/12/2020 - G1 Santarém - PA - Ufopa citada

14 de Dezembro de 2020 às 16:42

Enviado pela Alcoa, material tinha Ufopa como destino. Mineradora informou que o material biológico (ofídios) estava devidamente embalado e identificado.

Por Dominique Cavaleiro,

Serpentes estavam em caixas térmicas de isopor e foram entregues em hospital — Foto: Redes sociais

Caixas de isopor contendo cobras que deveriam ser entregues à Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém, para estudos, foram parar em outro local após terem sido extraviadas da embarcação na qual viajam sob a responsabilidade de uma veterinária. Quando ela foi procurar as caixas, elas haviam desaparecido do compartimento de cargas e só foram recuperadas horas depois.

De acordo com a Alcoa, a médica veterinária e coordenadora do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da empresa embarcou em Juruti com o material biológico (ofídios) devidamente embalado e identificado com destino a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém.

Os isopores foram despachados juntamente com as outras cargas da embarcação, mas ao chegar em Santarém a médica veterinária percebeu que as caixas térmicas não estavam mais na embarcação, concluindo, portanto, que alguém teria levado o material por engano.

Serpentes mortas e congeladas — Foto: Redes sociais

Ao perceber o extravio dos isopores, a médica veterinária registrou um boletim de ocorrência para informar sobre o desaparecimento do material. Posteriormente ela foi informada que as caixas térmicas estavam no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), onde a mesma retirou a carga e levou pessoalmente ao destino.

E as serpentes?

Caixa térmica de isopor continha identificação com destino a Ufopa — Foto: Redes sociais

As serpentes, que estavam embaladas em duas caixas térmicas de isopor, estavam mortas e congeladas. O material tinha como destino o Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal da Ufopa para aproveitamento científico.

Por nota, a Alcoa informou ao G1 que o envio de material biológico para instituições de ensino e pesquisa é recomendada pelo órgão ambiental como importante contribuição para estudos científicos.

Posicionamento da Ufopa

Por nota, o Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal, do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Ufopa, informou que o material já se encontra na instituição. Em geral, são animais encontrados mortos ou que estavam machucados e não se recuperaram e, de acordo com os procedimentos da Alcoa, são encaminhados a instituições para estudo.

Ainda segundo a nota, a partir de agora a Ufopa é fiel depositária do material que fará parte da coleção herpetológica da Universidade, ficando à disposição para pesquisas tanto da comunidade interna quanto de outras instituições.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/12/04/encomenda-inusitada-hrba-recebe-caixas-termicas-com-serpentes-da-alcoa-mineradora-registrou-boletim-de-ocorrencia-informando-sobre-extravio.ghtml