Criado em 1 de Janeiro de 2021 às 21:39

Com entrega de chips, tablets e notebooks à estudantes, Ufopa se prepara para retorno do calendário acadêmico

24/12/2020 - G1 Santarém — PA - Positiva

1 de Janeiro de 2021 às 21:39

Instituição fez esclarecimentos à comunidade, explicando o passo a passo para o retorno do calendário acadêmico da universidade.

Por Dominique Cavaleiro,

Reitoria divulgou esclarecimentos sobre retorno das atividades da Ufopa — Foto: Dominique Cavaleiro/G1

Um plano para a retomada das atividades e do calendário acadêmico na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi divulgado na segunda-feira (21). As medidas foram apresentadas pela Gestão Superior aos Conselhos Superiores de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e de Administração (Consad).

Conforme foi divulgado na apresentação, o manual enfatiza o uso de máscaras por alunos e funcionários, uso de álcool gel que será disponibilizado nas dependências da instituição, instalação de pias e sanitização dos prédios regularmente.

Além disso, alunos deverão receber chips para uso de dados, para realização de atividades acadêmicas de modo remoto. Também estão previstas entregas de tablets e notebooks.

Os acadêmicos beneficiados deverão atender aos requisitos expostos em edital que será divulgado em breve. O público-alvo desse projeto constitui-se de estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita.

A instituição publicará edital para adesão dos estudantes. O Projeto será custeado com recursos do MEC, podendo ocorrer aporte financeiro por parte da Ufopa para custear mais chips.

Atividades presenciais

Para a retomada das atividades presenciais, com previsão para o dia 1º de fevereiro, a universidade também está realizando várias adequações estruturais para receber acadêmicos, servidores e professores.

Estão sendo instaladas pias e dispensers com álcool em gel em pontos estratégicos, conforme estabelece o plano de biossegurança da Ufopa. Totens com álcool em gel também serão disponibilizados em pontos estratégicos.

Kits com equipamentos de proteção individual serão distribuídos, sendo: máscaras, protetores faciais e álcool em gel para utilização individual. A Universidade passará por uma sanitização 15 dias antes do retorno do semestre letivo.

Salas inteligentes

Estas salas possuem computador, webcam, mesa digitalizadora e TV. As salas terão marcações conforme estabelece o Plano de Biossegurança da Ufopa – 3 m de distanciamento entre a mesa do professor e do aluno e 1,5 m entre as carteiras.

Para utilização das salas inteligentes, haverá um treinamento no período de 20 a 31 de janeiro de 2021.

Graus de Risco de contágio de COVID-19 em sala de aula

Baixo risco: Professores e estudantes se envolvem em opções de atividades e eventos de ensino apenas virtuais.

Médio Risco: Aulas curtas, atividades e eventos presenciais;

Medidas que podem ser adotadas

• Os indivíduos permanecem espaçados a pelo menos 1,5m e não compartilham objetos.
  • Estrutura híbrida entre turma virtual e presencial.
  • Revezamento de estudantes para acomodar turmas menores, obedecendo à regra de 25 a 75% de ocupação.
  • Estabelecer horários diferentes de entrada e saída.
  • Estabelecer horários diferentes de intervalo entre as aulas para evitar aglomerações nos espaços de uso comum.
  • Manter a limpeza da sala a cada troca de turma

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/12/24/com-entrega-de-chips-tablets-e-notebooks-a-estudantes-ufopa-se-prepara-para-retorno-do-calendario-academico.ghtml