Criado em 1 de Janeiro de 2021 às 21:32
22/12/2020 - Portal OESTADONET - Ufopa citada
1 de Janeiro de 2021 às 21:32
Kamila Andrade
Por falta de investimento por parte da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), o Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) encerrou parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém.
O Labimol é um projeto elaborado pelos pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). E durante a pandemia realizou parceria para atender a população com a realizações de exames da Covid-19. Até o momento, o laboratório funciona nas dependências do HRBA e era mantido por meio de parceria entre Sespa e Ufopa. Alguns parceiros também realizaram investimentos, como a Universidade FioCruz e o projeto Saúde&Alegria.
De acordo o Reitor da Ufopa, Hugo Diniz, a instituição não conseguiu mais os investimentos do Estado. “Precisamos deste investimento para esta iniciativa, mas vamos continuar fazendo a diferença”, completou o reitor.
Segundo a Ufopa, o Labimol ajudou a salvar centenas de vidas. O laboratório é único da Região Norte, fora das capitais, realizando testes que são padrão ouro de referência.
Conforme dados da universidade, o Labimol realizou mais de 7.500 testes PCR para Covid-19 gratuitamente no interior da Amazônia.
Segundo o reitor, os pesquisadores da Ufopa estão analisando as últimas amostras coletadas em Santarém e nas cidades da região e no início de janeiro de 2021, as atividades serão encerradas no HRBA. O laboratório passará a funcionar nas dependências da Universidade.
“Os atendimentos serão realizados nas dezenas de comunidades ribeirinhas servidas pelo nosso Navio-Hospital Abaré, às cidades da Região Oeste do Pará. Assim como testagem na comunidade acadêmica” afirmou.
O Portal OESTADONET solicitou nota da Sespa e aguarda retorno.
Link: https://www.oestadonet.com.br/noticia/18933/labimol-encerra-parceria-com-hrba-apos-realizar-7-500-testes-pcr-na-regiao-oeste/