Criado em 1 de Janeiro de 2021 às 16:40

Natal Solidário do Instituto de Biodiversidade e Florestas atende escola da várzea em Santarém

14/12/2020 - G1 Santarém  - PA - Positiva

1 de Janeiro de 2021 às 16:40

Material escolar, brinquedos, álcool em gel, máscaras descartáveis e lanches foram levados para os alunos e professores da escola Felipe Corrêa Picanço.

Doações foram entregues na escola Felipe Corrêa Picanço, na região do Urucurituba, em Santarém, no PA — Foto: RIDH/Divulgação

Em 2020, o Natal Solidário do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), recebeu reforço com o projeto Prevenção e combate à Covid-19 na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Felipe Corrêa Picanço, na comunidade de Campos do Aramanaí, região do Urucurituba.

O projeto desenvolvido pela Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) da Ufopa, aprovado no Programa de Ações Emergenciais (PAEM) de combate à Covid-19, ajudou na arrecadação de material escolar, brinquedos e lanches para levar à escola contemplada.

O material arrecadado foi entregue à escola Felipe Corrê Picanço na manhã de sexta-feira (11), por uma equipe da RIDH que utilizou as lanchas do navio Hospital Escola Abaré. A equipe levou material escolar, brinquedos, álcool em gel, máscaras descartáveis e lanches para os alunos e professores da escola, na comunidade de Campos do Aramanaí, região do Urucurituba.

A ação conjunta beneficiou, diretamente, 51 alunos da escola Felipe Corrêa Picanço e, indiretamente, também envolveu familiares e demais membros da comunidade. Houve distribuição de material de orientação para a prevenção ao novo coronavírus.

O projeto do Paem desenvolvido pela RIDH previa, diretamente, apenas essa ação em conjunto com o Natal Solidário do Ibef.

Equipe do Ibef e RIDH na escola Felipe Corrêa Picanõ, na região do Urucurituba — Foto: RIDH/Divulgação

Outros projetos da RIDH

O segundo projeto da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano aprovado no edital do Paem é Prevenção e combate à Covid-19 nas comunidades ribeirinhas atendidas pelo Navio-Hospital-Escola Abaré nas regiões dos rios Tapajós e Arapiuns. Com maior abrangência, esse projeto recebe recursos no valor de 35 mil reais para as ações.

A partir desse projeto, a RIDH vai oferecer um kit de prevenção à Covid-19 composto por uma máscara de tecido e um frasco de álcool em gel para cada indivíduo atendido por algum serviço de saúde oferecido pelo Navio-Hospital-Escola Abaré nas próximas dez expedições a serem realizadas no ano de 2021, juntamente com material informativo. O objetivo é o de reduzir a disseminação do novo coronavírus nas comunidades ribeirinhas das regiões dos rios Arapiuns e Tapajós.

O terceiro projeto é Prevenção e combate à Covid-19 em superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa e mapeamento epidemiológico dos servidores, com o objetivo geral de implementar protocolos de higienização das superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa, disponibilizando materiais orientativos e produto sanitizante (álcool líquido 70%) para promover a segurança na retomada das atividades no formato presencial ou semipresencial. Também prevê monitoramento do perfil epidemiológico dos servidores durante seu retorno ao trabalho ainda em período de pandemia.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/12/14/natal-solidario-do-instituto-de-biodiversidade-e-florestas-atende-escola-da-varzea-em-santarem.ghtml