Ultima atualização em 1 de Janeiro de 2021 às 21:18

17/12/2020 - G1 / FolhaPA - Ufopa citada

1 de Janeiro de 2021 às 21:18

Produtores participam de '''Dia de Campo da Cultura da Mandioca''', em Santarém

Programação foi realizada na comunidade Boa Esperança, na PA-370. Localidade é uma das mais conhecidas em todo o Estado pelo trabalho desenvolvido com a plantação.

Com o objetivo de ampliar as capacitações em boas práticas de produção e estimular o beneficiamento da mandioca, foi realizada na comunidade Boa Esperança, no km 42 da PA-370, Curuá-Una, em Santarém, no oeste do Pará, na manhã desta quarta-feira (16) o "Dia de Campo da Cultura da Mandioca".

A localidade foi escolhida por ser uma das mais conhecidas do Estado pelo trabalho com a produção de mandioca. A comunidade Boa Esperança foi fundada em 1961 e mantém uma ampla tradição no trabalho com a mandioca. São mais de 600 famílias e ela é considerada a maior colônia agrícola produtora do oeste do Pará.

Durante a programação, além das orientações recebidas através de palestras proferidas pelos representantes dos órgãos parceiros, os produtores de mandioca da comunidade puderam ver, na prática, como utilizar o calcário e o plantio mecanizado que propiciam um melhor aproveitamento da área. Também participaram da programação membros das cooperativas, associações, sindicatos e instituições do setor agrícola da região.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga, que acompanhou a visita a comunidade, ressaltou a importância da cultura da mandioca, não apenas do ponto de vista econômica, mas também social. "O Governo do Estado objetiva promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca aqui na região do Baixo Amazonas”, frisou.

A programação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Link: http://www.folhamt.com.br/artigo/372107/Produtores-participam-de----Dia-de-Campo-da-Cultura-da-Mandioca-----em-Santarem