Ultima atualização em 18 de Fevereiro de 2020 às 11:21
14/02/2020 - G1 Santarém - Positivo
18 de Fevereiro de 2020 às 11:21
Pecuaristas durante treinamento com os especialistas — Foto: Ecam/Divulgação
Os pecuaristas dos municípios de Prainha, Monte Alegre e Juruti, no oeste do Pará, estão participando de diversas atividades voltadas às boas práticas de criação bovina intensiva denominada pecuária verde ou pecuária sustentável. O treinamento iniciou na terça-feira (11) e vai até o dia 2 de março.
Durante o evento, estão sendo realizadas visitas, orientações técnicas, reuniões e palestras fazem parte da programação desenvolvida pelos técnicos da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), consultores, Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Alegre (Sinpruma) e Sindicato Rural de Juruti, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Juruti Sustentável, Incra e Prefeituras de Juruti e Prainha.
Ao todo 21 propriedades rurais de criadoras de gado de leite e de corte dos municípios, mas a programação conta ainda com orientações, reuniões e palestras que abordam temas voltadas a melhoria de pastagem, ganho de peso animal, recuperação de áreas degradadas, respeito aos mananciais, além das orientações que visam a melhoria da qualidade de vida humana e animal.
Nesta etapa do projeto, nos três municípios, serão realizadas palestras sobre “Manejo de Pastagem e Fisiologia de Planta”, as palestras são voltadas à eficiência produtiva animal a partir das boas práticas do manejo de pastagem que proporcionam maior e melhor produção de capim por unidade de área, conservação do solo e prevenção da degradação do pasto, aumento de produção animal entre outros benefícios.
Em Prainha, a palestra foi realizada na noite de 11 de fevereiro, no salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora das Graças. Em Monte Alegre, a palestra será realizada na sexta-feira, 14 de fevereiro, às 18h, no auditório do Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Etepaa)
Já em Juruti, a palestra será realizada no dia 28 de fevereiro, às 18h na sede da secretaria Municipal de Produção e Abastecimento.