Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 16:22

Abaré retoma expedição nesta quinta-feira, 23, com equipe que testou negativo para Covid-19

23/07/2020 - G1 Santarém-PA - Positva

25 de Julho de 2020 às 16:22

Serão atendidos moradores de comunidades dos municípios de Belterra e Aveiro.

Está confirmada para a tarde desta quinta-feira (23), a retomada da expedição do navio hospital Abaré que havia sido suspensa na última terça-feira (21), após a confirmação de dois casos positivos de Covid-19, entre membros da equipe. Para que a viagem e os atendimentos prosseguissem em segurança, novos testes foram realizados nos demais integrantes do grupo e os resultados saíram nesta manhã, e todos foram negativos.

A informação foi passada pela diretora da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) da Universidade Federal do Oeste do Pará, Flávia Rebello. Segundo ela, os atendimentos seguirão até o dia 31 de julho em comunidades de Aveiro e Belterra, como estava na programação.

Segundo informações da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), as comunidades do Tapajós, no município de Santarém, que estavam na relação da expedição, mas que não puderam receber os atendimentos devido à interrupção, serão atendimentos equipe em outro momento a ser programado pela gestão do Abaré. Essas comunidades são Jatequara, Paranapixuna, Jaca, São Tomé, Boim, Pau da Letra, Rosário, Tucumatuba, Nuquini, Nova Vista e Samaúma.

A diretora da RIDH reforça que a embarcação passa por sanitização diária e as equipes mantêm rigoroso protocolo para evitar a propagação do vírus. “É importante destacar que todos os membros da equipe fazem o teste para a Covid-19 antes da expedição, após parte da viagem e também ao final. São testes PCR para garantir a eficácia dos resultados e a segurança do trabalho”, disse Flávia.

A sanitização é um processo ordinário no Abaré mesmo antes da pandemia e agora terá atenção ainda maior. “Com a Covid-19 a gente intensificou a sanitização, sendo feita diariamente e, em alguns casos, até duas vezes ao dia. Além disso, quando a equipe desembarca nas comunidades, já sai com os equipamentos de proteção individual (EPI), e na volta a própria equipe passa por sanitização”, finalizou.

Sobre os casos positivos registrados na equipe do Abaré, a Ufopa expediu uma nota de esclarecimento na terça-feira.

Os atendimentos no Abaré seguem as orientações do Comunicado 02/2020 do Grupo de Trabalho Técnico-Científico de Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19).

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/07/23/abare-retoma-expedicao-nesta-quinta-feira-21-com-equipe-que-testou-negativo-para-covid-19.ghtml