Ultima atualização em 30 de Julho de 2020 às 23:48

Com mais três casos de Covid-19, navio hospital Abaré suspende expedição mais uma vez

29/07/2020 - G1 Santarém-PA - Negativa

30 de Julho de 2020 às 23:48

Os membros da tripulação com diagnóstico positivo estão em isolamento dentro da própria embarcação, que retornará a Santarém.

Por G1 Santarém — PA
29/07/2020 14h17  Atualizado há um dia

A expedição de saúde do Navio Hospital Escola Abaré na região do Tapajós, foi suspensa mais uma vez. Na manhã desta quarta-feira (29), a diretora da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) da Universidade Federal do Oeste do Pará, Flávia Rebello, confirmou que mais três membros da comitiva testaram positivo para a Covid-19, durante a realização dos testes de rotina que são feitos dentro dos protocolos para as expedições.

De acordo com a Ufopa, os resultados dos exames saíram hoje. Logo em seguida, a expedição foi interrompida. Os membros da tripulação com diagnóstico positivo estão em isolamento dentro da própria embarcação, que retornará a Santarém, oeste do Pará.

A expedição do Abaré havia retomado os atendimentos no dia 23 de julho, após ter sido interrompida pelo diagnóstico de dois casos positivos. Até domingo, dia 26, a equipe atendeu a comunidades do município de Aveiro. Desde a segunda-feira, estavam atendendo a comunidades de Belterra.

Nota da Ufopa
"A Universidade Federal do Oeste do Pará, primando pela segurança e cuidado com a comunidade, juntamente com a Prefeitura de Belterra, decidiu interromper a expedição do Navio Hospital Escola Abaré, que se iniciou naquele município em 23 de julho, devido ao diagnóstico positivo de Covid-19 em três pessoas da equipe que está na embarcação.

Esse diagnóstico foi possível graças ao atendimento dos protocolos de testagens e retestagens periódicos adotados pela Universidade, considerando o cenário de pandemia.

Os protocolos de suspensão das ações e retorno do Abaré já foram iniciados, atendendo a todas as orientações dos órgãos competentes.

Assim que for possível, retomaremos os atendimentos nas comunidades que foram mobilizadas, mas que, para a segurança delas mesmas, não puderam receber a embarcação neste momento".

Hugo Alex Diniz - Reitor da Ufopa

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/07/29/com-mais-tres-casos-de-covid-19-navio-hospital-abare-suspende-expedicao-mais-uma-vez.ghtml