Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 00:02

02/07/2020 - G1 Santarém-Pa - Positiva

8 de Julho de 2020 às 14:13

Atualmente, documentação está sob responsabilidade da Ufopa, que tem um centro específico para digitalização. Trabalhos devem iniciar em 2021.

Por G1 Santarém — Pará

02/07/2020 12h07

Programa dos EUA financiará com 50 mil dólares digitalização de documentos do Séc. 20 de Óbidos — Foto: Ufopa/Divulgação

Documentos jurídicos relacionados a regimes autoritários na Amazônia do século 20, localizados na Comarca de Óbidos, no oeste do Pará, e atualmente sob custódia da Ufopa, devem ser digitalizados a partir de 2021. O programa Modern Endangered Archives Program (MEAP) vai financiar com 50 mil dólares os trabalhos.

O Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), ligado ao curso de licenciatura em História da Ufopa, aprovou o projeto “Digitization of Justice court files under authoritarian regimes in Amazonia” junto ao MEAP (Programa de Arquivos Modernos em Perigo, em tradução livre), coordenado pela Biblioteca da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

O MEAP é dedicado a digitalizar e tornar acessíveis arquivos dos séculos XX e XXI ao redor do mundo, contribuindo para o acesso ao patrimônio histórico e cultural e auxiliando na construção de múltiplas narrativas e perspectivas da História.

O financiamento também possibilitará a remuneração de pesquisadores e bolsistas e compra de equipamentos. As atividades serão desenvolvidas ao longo de dois anos, a partir do ano que vem.

O projeto é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), o Centre National de Recherche Scientifique (CNRS – Centro Nacional de Pesquisa Científica) da França e a Biblioteca da Universidade da Califórnia. A coordenação será dos professores da Ufopa Gefferson Ramos Rodrigues, Wania Alexandrino Viana e Luiz Carlos Laurindo Júnior e da pesquisadora Emilie Stoll, do CNRS.

Entre os pontos valorizados pelos examinadores do projeto, foi destacada a participação central dos alunos de graduação. O projeto contará com o trabalho de 12 estudantes do curso de História e áreas afins, que serão acompanhados pelos pesquisadores.

Desde 2013, o Centro de Documentação realiza a organização, catalogação e digitalização do acervo jurídico da região, sendo acompanhado por muitos desafios.

"Essa é uma grande conquista, especialmente num momento em que as universidades brasileiras vêm sofrendo gravemente com o corte de recursos, e mostra que as Humanidades têm muito a contribuir com projetos que valorizam a preservação de documentos que registram a vida das populações amazônicas”, enfatiza o coordenador, Gefferson Ramos.

CDHBA

O Centro foi criado em 2017 com o propósito de catalogar, digitalizar e disponibilizar para consulta documentos históricos da região. Já desenvolveu trabalhos com arquivos dos séculos XIX e XX do Tribunal de Justiça e do Museu João Fona, ambos em Santarém, no Pará.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/07/02/programa-dos-eua-financiara-com-50-mil-dolares-digitalizacao-de-documentos-do-sec-20-de-obidos.ghtml