Criado em 30 de Julho de 2020 às 23:45

29/07/2020 -G1 Santarém-PA

30 de Julho de 2020 às 23:45

Projeto da Ufopa e centros de pesquisas mapeia os casos da Covid-19 em Santarém

Processo é participativo e população em geral pode colaborar com o levantamento das informações. Iniciativa busca compreender como a doença se distribui.

Por G1 Santarém — Pará

29/07/2020

Projeto da Ufopa e centros de pesquisas faz mapeamento dos casos da Covid-19 em Santarém — Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

Um estudo está mapeando os casos da Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará, para compreender como a doença se distribui na zona urbana e rural, além de buscar fatores que possam favorecer ou impedir o avanço da pandemia. O projeto é da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com vários centros de pesquisa.

O processo participativo envolve gestores públicos, organizações da sociedade civil, lideranças e moradores. A pesquisa “Monitoramento e vigilância geoespacial em saúde no município de Santarém – PA” é realizada por pesquisadores dos Institutos de Ciência e Tecnologia das Águas (ICTA) e de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa e conta com a parceria do Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Université des Antilles.

Os mapas de distribuição de casos registrados e dos equipamentos de saúde gerados pelos pesquisadores podem auxiliar na identificação de áreas mais vulneráreis e no direcionamento de medidas de prevenção e estratégias de testagem pelo poder público.

O projeto investiga ainda outros aspectos para entender como a pandemia se manifesta e é propagada no ambiente amazônico e apontar formas mais adequadas para combatê-la.

“Podemos pensar em protocolos de embarcação, como é maneira mais segura de realizar o transporte fluvial em meio a uma situação como essa; como que se dá o isolamento social em comunidades tradicionais que normalmente já estão muito distantes dos centros urbanos; quando devem ser feitas as remoções, que é tirar um paciente diagnosticado da sua comunidade para um tratamento mais complexo aqui na cidade".

"São algumas questões que vão nos ajudar a pensar a pandemia a partir do ponto de vista da Amazônia”, comenta o coordenador do projeto na Ufopa, João Paulo de Cortes.

Como participar

Para realizar esse mapeamento, a pesquisa conta com informações da população a respeito das condições de saúde, transporte e medidas adotadas na comunidade para enfrentar a pandemia.

Moradores e lideranças de movimentos e organizações sociais de bairros e comunidades podem participar enviando relatos via WhatsApp para (93) 99195-1333. As pessoas que colaborarem com o projeto receberão certificados de participação.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/07/29/projeto-da-ufopa-e-centros-de-pesquisas-mapeia-dos-casos-da-covid-19-em-santarem.ghtml