Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 00:02

Segunda viagem do Abaré no combate à Covid-19 atenderá comunidades de Santarém, Belterra e Aveiro

04/07/2020  -G1 Santarém - Pa - Positiva

8 de Julho de 2020 às 14:17

Ações terão duração de 17 dias, iniciando no dia 14 de julho na região do Tapajós, em Santarém. Esta ação marcará o retorno da embarcação à Belterra e Aveiro.

Moradores de comunidades ribeirinhas buscaram o atendimento de saúde ofertado pelo Abaré — Foto: Ascom/Projeto Saúde e Alegria

Moradores de comunidades da região do Tapajós em Santarém, e dos municípios de Belterra e Aveiro, no oeste do Pará, vão receber as ações de saúde e combate à Covid-19 disponibilizadas no Navio-Hospital Abaré. Esta será a segunda viagem da embarcação com esse objetivo, e será realizada a partir do dia 14 de julho.

A decisão foi tomada na sexta-feira (3) em uma reunião com o governo municipal de Belterra, e contou com a participação da diretora e do administrador da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH/Ufopa), Flávia Rebello e José Dirceu Costa, respectivamente. A RIDH, vinculada à Ufopa, é atualmente a gestora do Abaré.

Na ocasião, também estiveram presentes o representante da Prefeitura de Aveiro, Hiroito Tabajara, a enfermeira Marcela Brasil, do Projeto Saúde e Alegria e a secretária de Saúde de Belterra, Arineide Castro Macedo.

Navio-hospital Abaré retomou expedições de saúde neste mês de junho, no oeste do Pará — Foto: Ascom/Projeto Saúde e Alegria

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/07/04/segunda-viagem-do-abare-no-combate-a-covid-19-atendera-comunidades-de-santarem-belterra-e-aveiro.ghtml

Cronograma

Durante o encontro, ficou decidido que esta expedição do Navio Abaré terá início no próximo dia 14 de julho. A partir desta data, o navio irá percorrer 44 comunidades da região do Tapajós, ainda no município de Santarém, onde vai permanecer por 10 dias. Logo depois, será a vez das comunidades ribeirinhas de Belterra e Aveiro, que irão receber a equipe de saúde do Abaré, no período de 24 a 31 de julho.

Para a diretora da RIDH, Flávia Rebello, é de extrema importância para a saúde do oeste do Pará a retomada dessas ações no Abaré, atendendo novamente Belterra e Aveiro, ainda mais durante a crise da Covid-19, em que os comunitários estão ainda mais vulneráveis.

Além dos serviços de saúde, uma equipe de pesquisadores da Ufopa, incluindo alunos da Residência Multiprofissional em Saúde, fará coleta de material para proceder testes para diagnóstico do novo coronavírus, mapeando a situação epidemiológica das localidades atendidas pelo Hospital Escola.

O Projeto Saúde e Alegria vai realizar a distribuição de cestas de higiene às famílias das localidades.

Dias de Atendimentos

• Região do Tapajós: 14 a 23 de julho
  • Aveiro: 24 a 26 de julho
  • Belterra: 27 a 31 de julho

Atendimentos no Rio Arapiuns

No período de 15 a 24 de maio, o Navio-Hospital Abaré esteve em missão na região do rio Arapiuns, em Santarém, para o atendimento dos moradores de 59 comunidades. Foram 10 dias em que os profissionais de saúde atenderam cerca de duas mil famílias.