Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 00:03

Universidade Federal do Oeste do Pará inscreve para doutorado em Ciências Ambientais

07/07/2020 - G1 Santarém-Pa - Positiva

8 de Julho de 2020 às 14:35

Interessados podem se inscrever até o dia 26 de julho na página do programa. O edital tem três linhas de pesquisa.

Campus Tapajós da Ufopa, em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) abriu processo seletivo para admissão do corpo discente do ano letivo 2020. O objetivo é formar doutores em Ciências Ambientais.

Os candidatos que atendem ao perfil do edital devem ficar atentos aos requisitos para aquisição das bolsas. As inscrições iniciaram-se nesta segunda-feira, 6, seguem até 26 de julho e podem ser feitas, exclusivamente on-line, na página do PPGSND.

O edital especial foi aberto excepcionalmente para candidatos que estejam aptos ao recebimento de bolsa de doutorado do CNPq. A excepcionalidade ocorre devido à aprovação do projeto “Fortalecimento da pesquisa em sociedade, natureza e desenvolvimento na Amazônia”, aprovado pelas regras do edital da CNPq número 01/2019, feito em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás (CIAMB).

O PPGSND foi contemplado com um total de 9 bolsas de doutorado para ser implementadas até 4 de novembro de 2020, sendo que a não implementação resultará na sua devolução ao CNPq.

O edital traz três linhas de pesquisa:

• Impactos ambientais e sociais da mudança do uso da terra na Amazônia
  • Recursos naturais, biodiversidade e bioprospecção na Amazônia
  • Gestão do conhecimento e inovação para o desenvolvimento sustentável

Das nove vagas ofertadas, sete são de ampla concorrência e duas reservadas para candidatos que se declarem negros (pretos e pardos), quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/07/07/universidade-federal-do-oeste-do-para-inscreve-para-doutorado-em-ciencias-ambientais.ghtml