Ultima atualização em 6 de Agosto de 2020 às 17:06

Webseminário aborda atividade larvicida frente ao Aedes aegypti e descoberta de bioativos vegetais

30/07/2020 - G1 Santarém-PA - Positiva

6 de Agosto de 2020 às 17:05

Mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados — Foto: Eliandro Figueira/Oxitec

O Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA), vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), promove nesta quinta-feira (30), um webseminário com o tema “Química com os aspectos ecológicos: atividade larvicida frente ao Aedes aegypti que resultam na descoberta de substâncias bioativas de origem vegetal”.

O início está marcado para às 15h. Acesse aqui a sala do webseminário.

A convidada é a professora adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dra. Naomi Kato Simas. Ela irá abordar, entre outros aspectos, a pesquisa envolvendo a busca por substâncias bioativas a partir de plantas com atividade larvicida frente ao Aedes aegypti.

Naomi Kato iniciou pesquisas na área durante seus estudos de doutorado, onde por meio do fracionamento cromatográfico de extratos vegetais buscou os constituintes com potencial larvicida. Neste processo, procura-se determinar a estrutura química dos constituintes, a concentração letal 50% dos ativos além de determinar a toxicidade em organismos não alvo.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/07/30/webseminario-aborda-atividade-larvicida-frente-ao-aedes-aegypti-e-descoberta-de-bioativos-vegetais.ghtml