Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 23:25

Minicurso de extensão em EAD da Ufopa abordará língua e ensino; inscrições abertas

24/06/2020 -Santarém- Pa -Positiva

2 de Julho de 2020 às 12:59

As vagas são limitadas e inscrição gratuitas seguem até 30 de junho.

Por G1 Santarém- Pa

24/06/2020 12h56

Minicurso de extensão em EAD da Ufopa abordará língua e ensino — Foto: Pixabay/Divulgação

Durante o mês de julho, o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) da Ufopa ofertará o curso de extensão na modalidade ensino à distância (EAD), com o tema "Língua e ensino: diversidade x unidade". As inscrições estão abertas até 30 de junho e as vagas são limitadas.

O curso terá a carga horária de 30h e será realizado de 13 a 31 de julho deste ano, e faz parte do programa de extensão "Língua além dos muros", desenvolvido pelo Gelopa, vinculado ao Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Com a formação, a coordenação tem por objetivo discutir concepções de língua; reconhecer forças centrífugas e centrípetas responsáveis pela diversidade e pela unidade dos sistemas linguísticos; e relacionar conhecimentos da ciência linguística ao ensino de língua.

A programação conta com aulas gravadas e materiais para leitura nas segundas, terças e quartas-feiras. Às sextas-feiras, ao vivo, às 19h, haverá discussão sobre os tópicos abordados na semana.

Módulos do curso

Unidade I: Língua (10h)

• concepção de língua;
  • variação linguística;
  • mudança linguística;
  • variação e ensino.

Unidade II: Gramática (10h)

• conceitos de gramática;
  • origem da tradição gramatical;
  • a “nova era” das gramáticas;
  • gramática e ensino.

Unidade III: Plurilinguismo e políticas linguísticas (10h)

• monolinguismo, multilinguismo, plurilinguismo;
  • políticas linguísticas;
  • declaração universal dos direitos linguísticos;
  • plurilinguismo e ensino.

Receba as principais notícias do dia

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Inscreva-se e receba a newsletter

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/06/24/minicurso-de-extensao-em-ead-da-ufopa-abordara-lingua-e-ensino-inscricoes-abertas.ghtml