Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 23:34
09/06/2020 - G1 Santarém- Pa - Positiva
15 de Junho de 2020 às 15:13
Moradores de 59 comunidades do Arapiuns serão atendidos em nova missão do barco-hospital Abaré durante 10 dias
Entre as ações de atenção básica à saúde haverá distribuição de kits de higiene e prevenção da covid-19.
Barco-hospital Abaré leva atendimentos em saúde a comunidades ribeirinhas de Santarém — Foto: Terra da Gente/Arquivo Pessoal
No período de 15 a 24 deste mês, o barco-hospital Abaré estará em missão na região do rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará, para o atendimento dos moradores de 59 comunidades. Serão 10 dias em que os profissionais de saúde estarão atendendo 1.900 famílias.
A Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) é a atual gestora do Abaré na Ufopa, e vai disponibilizar dois servidores para acompanhar as ações durante os 10 dias de viagem.
Essa será a primeira missão do Abaré após a suspensão das atividades no início de abril, quando o Comitê de Crise da Ufopa emitiu parecer recomendando que as viagens fossem reprogramadas para um outro momento, para evitar a propagação do novo coronavírus às comunidades que, à época, ainda não apresentavam casos suspeitos ou confirmados de covid-19.
As ações de atenção básica à saúde das populações ribeirinhas serão feitas durante 10 dias em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e com a Coordenação de Rios. Na oportunidade, haverá distribuição de 2.000 kits de higiene e prevenção à covid-19. A parceria para essa distribuição é com o Projeto Saúde e Alegria.
A equipe que viaja nas missões do Abaré é composta por um médico, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem, um odontólogo, um técnico em saúde bucal, um farmacêutico e demais tripulantes. Toda a tripulação e a equipe de saúde serão testadas para a presença de covid-19 antes da partida do Abaré de Santarém.
Também como medida preventiva, antes de cada atendimento é seguido um protocolo de higiene da equipe e da embarcação, em atendimento às orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante os atendimentos dos profissionais, haverá uso permanente de equipamento de proteção individual (EPI), incluindo máscaras face shield, fabricadas pela Ufopa.
Ainda para manter a proteção de todos, o Abaré ficará ancorado distante das comunidades. A equipe de profissionais de saúde irá prestar atendimento em terra e embarcações como lanchas serão disponibilizadas para apoio nos deslocamentos.