Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 23:30

Movimento GHS cadastra público LGBTI+ para doação de cestas básicas e máscaras em Santarém

04/06/2020 - G1 Santarém- Pará - Positiva

15 de Junho de 2020 às 14:06

Projeto tem parceria da Ufopa. Os interessados deverão efetuar o cadastro para o recebimento do material por meio de formulário online.

Por G1 Santarém — PA

04/06/2020 17h10

Bandeira do orgulho gay — Foto: Reprodução/Redes sociais

Durante o período de pandemia do novo coronavírus, o projeto "Movimento LGBTI+ é Vida no Baixo Amazonas” vai fornecer apoio a pessoas LGBTI+ da cidade de Santarém em situação de vulnerabilidade durante a pandemia, por meio da doação de cestas básicas e máscaras de tecido. O projeto é do Grupo Homossexual Santarém (GHS), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

"É muito importante atingirmos essa população mais vulnerabilizada em tempos de pandemia", afirmou o presidente do GHS, Moisés Coelho.

Os interessados deverão efetuar o cadastro para o recebimento do material por meio de formulário online, em prazo contínuo, até o fim das restrições sociais demandadas pela pandemia em Santarém. A equipe do projeto fará a análise dos perfis cadastrados e fornecerá o material de acordo com a demanda e a situação de vulnerabilidade. A meta é entregar aproximadamente 100 cestas básicas e máscaras caseiras.

De acordo com o professor Rui Harayama, do Isco, o cadastro conta com perguntas sobre a situação doméstica e percepção da saúde dessa população. “Quem for realizar o cadastro pode ficar tranquilo e tranquila, as informações não serão divulgadas", disse. No formulário também há um campo para envio do currículo, caso a pessoa esteja desempregada. Segundo o professor, os currículos serão encaminhados a possíveis empresas contratantes.

A produção do formulário e a definição dos critérios de vulnerabilidade contaram com assessoria técnica dos pesquisadores do Isco. As alunas Sabrina Oliveira e Lais Oliveira realizaram uma pesquisa voltada a esse público, "Percepções e vivências em saúde da população travestis e transexual no município de Santarém – PA", e explicam a importância dessas ações: "Descobrimos que a população LGBTI+ é a mais vulnerável porque tem dificuldade de acesso a direitos básicos e não se sente confortável em procurar serviços básicos".

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/06/04/movimento-ghs-cadastra-publico-lgbti-para-doacao-de-cestas-basicas-e-mascaras-em-santarem.ghtml