Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 23:44

Nova projeção da Ufopa aponta tendência de queda nos casos da Covid-19 no oeste do Pará

19/06/2020- G1 Santarém-Pa - Ufopa sendo citada

25 de Junho de 2020 às 13:15

Nova projeção da Ufopa aponta tendência de queda nos casos da Covid-19 no oeste do Pará

Relatório foi divulgado nesta sexta-feira (19), mas aponta que a região ainda pode chegar a 7500 casos confirmados. Pesquisa anterior mostrava que pico da pandemia na região seria entre 17 e 26 de junho.

 

Nova projeção da Ufopa aponta tendência de queda nos casos da Covid-19 no oeste do Pará — Foto: Reprodução/EPTV

Nova projeção da Ufopa aponta tendência de queda nos casos da Covid-19 no oeste do Pará — Foto: Reprodução/EPTV

 

O novo relatório de estudo da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sobre a pandemia de coronavírus na região apontou tendência de queda nos casos confirmados e mortes em decorrência da doença no oeste paraense. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (19).

O acompanhamento da pandemia é feito pelo Painel Covid, ação do Laboratório de Aplicações Matemáticas (Lapmat). Essa projeção converge com o cenário apontado no último relatório do dia 9 de junho, que estimava a chegada ao pico da pandemia no oeste paraense entre os dias 17 e 26 de junho.

 

 

“Na região oeste do Pará, estima-se que tenhamos passado o pico da pandemia, consolidando o movimento de queda nos números diários, mas ainda assim podendo acumular mais de 7500 casos confirmados e 370 óbitos até o fim do mês”, informou o professor Hugo Alex Diniz, reitor da Ufopa e autor do estudo.

O movimento de queda, segundo o Lapmat, acompanha o cenário do estado: os cálculos consolidam a queda de casos confirmados e óbitos diários no Pará, com uma taxa de reprodução de novos casos estimada para abaixo de 1.

 

Entretanto, o professor alerta para outro dado preocupante no Pará. “O estado possui o índice de 51,1 óbitos a cada 100 mil habitantes. O terceiro maior do país, atrás do Amazonas e Ceará. O índice nacional é de 22,7 óbitos a cada 100 mil habitantes”.

 

Os estudos

 

O estudo é baseado exclusivamente nos dados do Ministério da Saúde, devido às discrepâncias entre os dados apresentados entre os diferentes níveis de governo, que impossibilitam comparações e análises mais precisas. Os métodos de cálculo analisam tendências, que são alteradas diariamente pela dinâmica das políticas públicas e do comportamento da população.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Inscreva-se e receba a newsletter

 

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/06/19/nova-projecao-da-ufopa-aponta-tendencia-de-queda-nos-casos-da-covid-19-no-oeste-do-para.ghtml