Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 23:32
11/06/2020 - G1 Santarém- Pa - Positiva
15 de Junho de 2020 às 14:10
Ufopa e organização internacional farão diagnóstico ambiental em 10 comunidades entre Santarém e Itaituba
Estudo terá duração de 15 meses e contará com oito pesquisadores da Ufopa que investigarão fatores que influenciam o dia a dia das comunidades.
Ufopa e organização internacional farão diagnóstico ambiental em 10 comunidades entre Santarém e Itaituba — Foto: Marcelo Brandt/G1
Durante 15 meses, 10 comunidades ao longo da bacia do médio e baixo Tapajós, entre os municípios de Santarém e Itaituba, serão analisadas por diversos pesquisadores para verificar os fatores que influenciam o dia a dia dos comunitários. O diagnóstico ambiental será feito por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a instituição The Nature Conservancy (TNC).
Em maio deste ano, um termo de cooperação técnica foi assinado entre a universidade e a TNC, que é uma organização internacional, sem fins lucrativos, líder na área de conservação da biodiversidade e do meio ambiente.
Oito pesquisadores da Ufopa farão parte das atividades nas 10 comunidades. Entre os estudos a serem desenvolvidos pelos cientistas estão:
De acordo com a coordenadora do projeto na Ufopa, profa. Dra. Iracenir dos Santos, a parceria com a TNC foi construída ao longo de 2019 junto com a estruturação do projeto durante workshop e reuniões de alinhamento.
"O projeto é mais uma oportunidade que une diferentes setores para aproximar a universidade das comunidades ribeirinhas, que são os principais beneficiados, pois além de trabalhar temas extremamente importantes, irá formar pessoas no oeste do Pará", ressaltou.