Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 23:36

11/06/2020 11h29  - G1 Santarém-Pa - Positiva

15 de Junho de 2020 às 17:38

Estudo terá duração de 15 meses e contará com oito pesquisadores da Ufopa que investigarão fatores que influenciam o dia a dia das comunidades.

Ufopa e organização internacional farão diagnóstico ambiental em 10 comunidades entre Santarém e Itaituba — Foto: Marcelo Brandt/G1

Durante 15 meses, 10 comunidades ao longo da bacia do médio e baixo Tapajós, entre os municípios de Santarém e Itaituba, serão analisadas por diversos pesquisadores para verificar os fatores que influenciam o dia a dia dos comunitários. O diagnóstico ambiental será feito por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a instituição The Nature Conservancy (TNC).

Em maio deste ano, um termo de cooperação técnica foi assinado entre a universidade e a TNC, que é uma organização internacional, sem fins lucrativos, líder na área de conservação da biodiversidade e do meio ambiente.

Oito pesquisadores da Ufopa farão parte das atividades nas 10 comunidades. Entre os estudos a serem desenvolvidos pelos cientistas estão:

• avaliar os níveis de mercúrio (Hg) em peixes e membros da comunidade;
  • fazer o levantamento das populações de quelônios no rio Tapajós;
  • caracterizar a pesca e implementar o monitoramento participativo dos pescadores e pescadoras ribeirinhos, formas de uso e de interação entre as comunidades e o ambiente pesqueiro;
  • caracterização da assembleia de peixes quanto à composição, riqueza, diversidade e abundância de larvas de peixes de interesse econômico;
  • analisar os padrões de variação na distribuição temporal e sazonal de ictioplâncton;
  • descrever as florações de cianobactérias;
  • e avaliar a produção, manejo e escoamento agrícola, e como a produção complementa a alimentação das famílias de pescadores.

De acordo com a coordenadora do projeto na Ufopa, profa. Dra. Iracenir dos Santos, a parceria com a TNC foi construída ao longo de 2019 junto com a estruturação do projeto durante workshop e reuniões de alinhamento.

"O projeto é mais uma oportunidade que une diferentes setores para aproximar a universidade das comunidades ribeirinhas, que são os principais beneficiados, pois além de trabalhar temas extremamente importantes, irá formar pessoas no oeste do Pará", ressaltou.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/06/11/ufopa-e-organizacao-internacional-farao-diagnostico-ambiental-em-10-comunidades-entre-santarem-e-itaituba.ghtml