Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:44

Álcool em gel fracionado na Ufopa é distribuído para unidades da área de saúde em Santarém e região

22/05/2020- G1 Santarém- Pa -Positiva

15 de Junho de 2020 às 13:51

A instituição destacou que 350 litros de álcool em gel foram devidamente fracionados e que seguiu todas as normas e critérios de boas práticas de manipulação.

Por G1 Santarém — Pará

22/05/2020 17h12

Álcool em gel fracionado na Ufopa é distribuído para área de saúde em Santarém e região — Foto: Ascom Ufopa/Divulgação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), está fracionando álcool em gel de forma adequada para destinar à prevenção de profissionais da área de saúde de Santarém e região.

Os frascos foram entregues em unidades básicas de saúde e no Hospital Dr. Alberto Tolentino Sotelo. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública/Núcleo Santarém também está sendo beneficiado com a ação.

“A ideia dessas parcerias, com esse reenvasamento, é que esses frascos menores possam alcançar o maior número de técnicos da saúde possível”, afirmou o Prof. Dr. Wilson Sabino, diretor do Isco.

A responsável direta pela ação é a coordenadora da Farmácia Universitária (Farmaufopa) e vice-diretora do Isco, Profa. Dra. Flávia Garcez. Ela destacou que 350 litros de álcool em gel foram devidamente fracionados e que seguiu todas as normas e critérios de boas práticas de manipulação.

“No total recebemos da prefeitura 350 litros de álcool em gel para reenvasamento. Destaco que é muito importante que esse reenvasamento siga normas, critérios de boas práticas de manipulação, sob a supervisão da Vigilância Sanitária, para que se evite manipulação de forma irregular, sem nenhum tipo de limpeza no local, que possa vir até a contaminar o produto farmacêutico”, enfatizou.

O fracionamento conta com o apoio técnico de enfermeiros que atuam na Farmaufopa e também dos profissionais que integram o curso de Residência em Saúde (Isco). “Eles dão apoio na limpeza e rotulagem dos frascos”, destacou Flávia Garcez.

De acordo com a coordenadora, a responsável técnica da Farmaufopa é a farmacêutica Daniele Ferreira da Silva, ex-aluna do curso de Farmácia da Ufopa. E esse envasamento segue todos os critérios de “boas práticas de manipulação”, segue rigorosamente a nota técnica da Agência Nacional Vigilância em Saúde (Anvisa) e é realizado por profissionais farmacêuticos com registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF).

A Farmaufopa está instalada no prédio do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), anexo à Unidade Tapajós da Ufopa. “Estamos trabalhando na aquisição de insumos e equipamentos e também fazendo algumas adequações em relação à legalização da Farmaufopa junto às agências reguladoras, como Anvisa e Conselho Regional de Farmácia”, afirmou a coordenadora.

“Também recebemos o pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública/Núcleo Santarém para que fosse feito o envasamento de mil frascos de 30 ml de álcool em gel para que posteriormente fossem doados aos profissionais de saúde daqui de Santarém. Foram mil frascos, também com todos os procedimentos das boas práticas, entregues e rotulados de acordo com a normativa”, completou.

O diretor da Organização da Executiva Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública (Sintesp), Sandro Pacheco ressaltou a importância da parceria com a instituição, pois a ação é para minimizar os riscos à saúde dos trabalhadores que estão no dia a dia enfrentando esse vírus, que está causando pânico e terror na população.

“A pedido do Sintesp, a Farmaufopa envasou frascos de 34 ml de álcool em gel, que estão sendo distribuídos aos profissionais de saúde de Santarém e de municípios da região Oeste para eles usarem “em suas bolsas para higienizar as mãos”, destacou.

O trabalho de fracionamento foi interrompido temporariamente, mas vai ser retomado. “Nós suspendemos as atividades durante este período de "lockdown", por causa da dificuldade de deslocamento dos profissionais, mas assim que passar, iremos retomar o trabalho de envasamento”, finalizou Garcez.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/05/22/alcool-em-gel-fracionado-na-ufopa-e-distribuido-para-unidades-da-area-de-saude-em-santarem-e-regiao.ghtml