Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:43
21/05/2020 - G1 Santarém- Pa - Positiva
15 de Junho de 2020 às 13:50
Cápsulas respiratórias vão auxiliar no tratamento de pacientes com covid-19 em Prainha
A logística e orientações sobre o equipamento foram tratadas em reunião online com representantes do município, Ufopa, HRBA e da associação Abrace essa Causa, em Prainha.
Por G1 Santarém — PA
21/05/2020 10h32
Protótipo de capsula respiratória — Foto: Divulgação
Cinco cápsulas respiratórias para tratamento de pacientes com covid-19, produzidas em parceria entre o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foram doadas ao Hospital Municipal de Prainha, região oeste do estado. A doação dos equipamentos ao município foi intermediada pela Promotoria de Justiça de Prainha.
A logística e orientações sobre o equipamento foram tratadas em reunião online com representantes do município, Ufopa, HRBA e da associação Abrace essa Causa, em Prainha. Até o dia 25 de maio os equipamentos devem chegar ao município.
De acordo com o promotor de Justiça de Prainha, Bruno Fernandes, a iniciativa atende a Recomendação nº 72/2020, que durante o período excepcional de pandemia do novo coronavírus, recomenda aos membros do Ministério Público “o fomento a uma atuação unificada e integrada entre os gestores municipais, estaduais e federal, a iniciativa privada, as instituições de ensino e pesquisa, e outras forças da sociedade, com a finalidade de desenvolverem soluções alternativas, no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, para as principais dificuldades de efetivação das políticas públicas na área da saúde”.
Em reunião realizada de forma remota, no dia 20 de maio, o idealizador das cápsulas respiratórias e fisioterapeuta do HRBA, Jonas Rocha, e o representante da Ufopa no projeto de montagem, José Roberto Branco, fizeram os esclarecimentos sobre os equipamentos, indicados para tratamento respiratório, e sobre os insumos para criação, montagem e manutenção. Foram tratadas as possíveis adaptações de acessórios para a realidade local, para evitar a montagem com equipamentos de difícil substituição nos municípios do interior, e esclarecidas a utilização, sanitização e substituição de filtro no uso por paciente.
O prefeito de Prainha, Davi Xavier, e o secretário municipal de Saúde, Paulo Correa, posicionaram-se favoravelmente ao uso das cápsulas e devem adquirir três aparelhos Bipap para complementar o tratamento respiratório. A representante da Associação Abrace essa Causa, em Prainha, Carla Londero, informou que a entidade vai auxiliar no levantamento de orçamentos e no apoio logístico. A associação vai operacionalizar o frete dos equipamentos de Santarém à Prainha.
De acordo com o MPPA, a reunião estabeleceu o fluxo para que os equipamentos cheguem ao município, iniciado com o envio de ofício de ao HRBA, solicitando a doação das cinco cápsulas existentes e disponíveis, e para a Ufopa, para doação de cinco exaustores. Após a finalização, os equipamentos serão entregues para o frete até 25 de maio.
O promotor Bruno Fernandes destacou que a iniciativa é “um passo importantíssimo para dar exemplo aos outros municípios, no sentido de garantir o tratamento na própria cidade, reduzindo custo de transferência, dando conforto no tratamento, e despressurizando a necessidade de leitos no Hospital Regional do Baixo Amazonas”. A promotoria instaurou procedimento para acompanhar todo o processo referente às cápsulas.