Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:39

Cestas com produtos da agricultura familiar são vendidas por projeto da Ufopa em app de mensagens

05/05/2020 - G1 Santarém-Pa - Positiva

15 de Junho de 2020 às 13:36

Os agricultores não estavam conseguindo venda por causa da pandemia e o projeto criou uma forma de vender os produtos por meio de aplicativo de mensagem.

Por G1 Santarém — Pará

05/05/2020 17h15  Atualizado há um mês

Cestas com produtos da agricultura familiar são vendidas por meio de projeto da Ufopa — Foto: Lenne Santos/Ascom Ufopa

A Incubadora de Empreendimentos Solidários vinculada ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de Mojuí dos Campos, no oeste paraense, retomou suas atividades de apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar com uma rede de vendas de cestas de produtos por meio de aplicativo de mensagens.

A incubadora é coordenada pela professora Zilga Gama dos Santos, do ICS, conta que além de vender, a iniciativa quer abastecer as casas com sentimentos de positividade e ajudar a superar esse momento de pandemia. Assim, os produtores agroecológicos ofertam à comunidade duas opções de cestas de produtos. A cesta "Renovação" que custa o valor de R$ 50,00 e a cesta "Confiança" no valor de R$ 30,00, conforme os produtos descritos abaixo, além de galinhas caipiras no valor de R$ 45,00.

Cesta Renovação R$ 50

Produto Valor Quantidade
Abacaxi R$ 2,50 Kg
Limão R$ 2,00 Lote
Farinha R$ 5,00 Unid.
Cheiro verde R$ 1,00 Unid.
Pimentinha R$ 1,00 Unid.
Couve R$ 1,00 Maço
Alface R$ 2,50 Maço
Tapioca R$ 4,00 Pcte
Laranja R$ 4,00 Dúzia
Ovos R$ 6,00 Meia dúzia
Macaxeira R$ 3,00 Lote
Banana R$ 4,00 Palma
Maxixe R$ 2,00 Dúzia
Mamão R$ 2,00 Meio Kg
Jerimum R$ 2,00 Und.
Castanha do Pará R$ 4,00 Pcte
Acerola R$ 4,00 Pcte

Fonte: Ufopa

Cesta Confiança R$ 30

Produto Valor Quantidade
Abacaxi R$ 2,50 Kg
Limão R$ 2,00 Lote
Cheiro verde R$ 1,00 Unid.
Pimentinha R$ 1,00 Unid.
Couve R$ 1,00 Maço
Alface R$ 2,50 Maço
Tapioca R$ 4,00 Pcte
Laranja R$ 4,00 Dúzia
Macaxeira R$ 2,00 Lote
Banana R$ 4,00 Palma
Maxixe R$ 2,00 Dúzia
Mamão R$ 2,00 Meio Kg
Jerimum R$ 2,00 Unid.

Fonte: Ufopa

De acordo com a coordenadora, a ideia com essa ação é fazer uma retomada, mesmo que provisória, das atividades da Feira da Agricultura Familiar, que funciona na Ufopa e que teve que ser paralisada por conta da situação da pandemia do novo coronavírus. Um dos papéis principais da feira é fomentar os circuitos curtos de comercialização, que são essa relação direta entre produtor e consumidor.

"Os circuitos curtos têm inúmeras vantagens e benefícios porque fomentam a agricultura local, geram renda, o dinheiro acaba circulando localmente, e também servem como geração de renda para os produtores da agricultura familiar; e neste momento de pandemia eles têm se apresentado como um bom caminho para a questão da distribuição do alimento, visto que as grandes cadeias globais de alimentação estão comprometidas por conta da paralisação dos fluxos de transporte e de comércio”, esclareceu a professora Zilda Gama dos Santos.

Pedidos

Os pedidos podem ser feitos por meio de aplicativo de mensagens nos telefones da professora Giselle Alves (93) 99121-3080, e professora Zilda Gama (93) 98404-9559. Os pagamentos serão feitos diretamente na conta dos integrantes do Sindicato Rural e os dados serão repassados pelas professoras, logo após a reserva dos produtos.

Entrega

As encomendas devem ser feitas até às 12h desta quarta-feira (6), já as cestas devem ser retiradas na quinta-feira (7), logo na entrada da Unidade Amazônia da Ufopa, localizada na Av. Mendonça Furtado, a partir das 10h da manhã.

“Faz parte desta nossa estratégia garantir o abastecimento da cidade e também o escoamento da produção dos produtores familiares que não têm transporte. Essa produção estava se perdendo porque eles não conseguem escoar e trazer para a cidade”, afirmou a professora Gisele Alves Silva (ICS).

A Feira da Agricultura Familiar funcionava semanalmente na Unidade Amazônia da Ufopa e está paralisada desde meados do mês de março. Os veículos para transportar os produtos foram cedidos pela Ufopa, informou a professora, que ressaltou o apoio do sindicato STTR, da Reitoria e da Coordenação de Transportes da universidade nesta ação.

A primeira experiência de entrega das encomendas será na quinta-feira. “Se tudo der certo, a gente pretende ampliar para outras organizações que fazem parte da feira”, concluiu.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/05/05/cestas-com-produtos-da-agricultura-familiar-sao-vendidas-por-projeto-da-ufopa-em-app-de-mensagens.ghtml