Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:38

Pará é o segundo estado do Brasil onde casos da Covid-19 se duplicam mais rápido.

05/05/2020-G1 Santarém- Pa - Ufopa sendo Citada

15 de Junho de 2020 às 13:35

Estado assumiu posição no início de maio e ficou à frente do Amazonas e abaixo do Maranhão. Estudo foi elaborado pelo Laboratório de Aplicações Matemáticas da Ufopa.

Por G1 Santarém — Pará

05/05/2020 12h10  Atualizado há um mês

A Covid-19 vai além da área da saúde, ela atinge muitas outras áreas, inclusive despertando estudos em setores diversos. Como explicar uma doença através de números? O Laboratório de Aplicações Matemáticas (Lapmat) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, tem usado cálculos para explicar a doença provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com o Lapmat, na atualização do painel com dados relacionados à propagação do vírus no Brasil no dia 1º de maio, foi constatado que o Pará assumiu a segunda colocação geral entre os estados com duplicidade de casos de Covid-19 acumulados, ultrapassando o Amazonas que hoje é o epicentro do coronavírus na região norte do Brasil.

A duplicidade do estado ocorre a cada 3,78 dias. No Amazonas, o número é 3,84 dias. Em primeiro lugar do ranking está o estado do Maranhão com 3,57 dias.

Duplicidade de Covid-19 no Brasil

Estado Período de dobra de casos (dias)
Maranhão 3,57
Paraná 6,44
Mato Grosso do Sul 6,69

Fonte: Lapmat-Ufopa

Entretanto, conforme a Ufopa, os números também apontam um dado positivo aos paraenses. Mesmo que o Pará tenha subido uma posição no ranking, considerando-se que na atualização do dia 25 de abril estava na terceira posição, houve um pequeno aumento no tempo de duplicidade dos casos, o qual passou de 3,49 dias no dia 24 de abril para 3,78 dias na última atualização, referente aos dados do dia 1º de maio.

Região oeste do Pará

Os estudos do Lapmat são amplos, com números de todo o Brasil, e também mais específicos com dados de estados e municípios paraenses, destacando a região oeste do Pará.

De acordo com professor Hugo Alex Diniz, reitor da Ufopa e, como matemático, membro da equipe de pesquisa do Lapmat, ao longo do mês de abril percebeu-se o avanço da doença na região de atuação da universidade. Da equipe do Lapmat também faz parte o professor Rodrigo Medeiros, responsável pelos cálculos de velocidade apresentados no painel.

Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP

Outro dado importante a se considerar nos levantamentos é que, quando se observam os casos de mortes por milhão de habitantes, o Amazonas é que lidera, apontando uma situação muito grave no estado.

Atualmente, o Covid-19 progride mais rapidamente no interior do Pará. Na última semana, Belém registrou aumento de 61% no número de novos casos, enquanto que, no interior do estado, o aumento foi de 114%.

Quando o Lapmat começou a acompanhar a evolução dos números, no fim de março, eram 34 casos confirmados da Covid-19 no Pará. No início de maio, são mais de quatro mil confirmações e mais de 350 mortes.

Painel de monitoramento da Covid-19

O Laboratório de Aplicações Matemáticas (Lapmat) da Ufopa acompanha desde o final do mês de março a evolução dos números da Covid-19, desenvolvendo o Painel Covid com números relacionados à pandemia.

A ferramenta reúne dados e gráficos que mostram o avanço do vírus no estado do Pará, incluindo números de casos confirmados e óbitos por município. O painel também informa sobre índices nacionais, estratificados por estado.

Os dados do painel são atualizados com base nos números apresentados pela Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), pelo Ministério da Saúde e pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC na sigla em inglês).

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/05/05/para-e-o-segundo-estado-do-brasil-onde-casos-da-covid-19-se-duplicam-mais-rapido.ghtml