Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:38

Termo aditivo de R$ 800 mil com HRBA permite compra de kits para exames de Covid-19 em Santarém

05/05/2020 - G1 Santarém- Pa - Ufopa sendo Citada

15 de Junho de 2020 às 13:32

Kits e outros insumos para 10 mil testes devem ser adquiridos. Ideia é que laboratório possa funcionar de forma permanente.

Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

05/05/2020 11h57  Atualizado há um mês

Exame PCR tem 98% de precisão para diagnóstico de Covid-19 — Foto: Francisco França/Secom-PB

Para colocar em funcionamento o Laboratório de Biologia Molecular para testagem de Covid-19 em Santarém, oeste do Pará, o Governo do Estado está firmando um termo aditivo no valor de R$ 800 mil com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). A informação foi confirmada pelo secretário regional de governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, na manhã desta terça-feira (5).

De acordo com Henderson, com o recurso o HBRA poderá comprar kits para realização de 10 mil testes e outros insumos. Inicialmente, a capacidade do laboratório que está sendo montado por meio de uma parceria entre Governo do Pará via Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), HRBA e Universidade Federal do Oeste do Pará, será de 100 testes por dia.

“A nossa tendência é que esse laboratório possa fazer ao menos 100 análises por dia, reduzindo o tempo desde a coleta até o resultado, porque hoje, mandando as amostras para Belém a gente tem aí um prazo de 7 a 10 dias para receber o resultado. Com os exames sendo realizados aqui, os resultados saírão, no máximo, em três dias”, disse Henderson.

Ainda de acordo com o secretário regional de Governo está sendo feito um esforço para que em 15 dias o laboratório comece a funcionar. O grande problema hoje é em relação à aquisição de kits de produtos e insumos, devido à grande demanda provocada pela pandemia de coronavírus. A Ufopa também deve adquirir kits para a mais 5 mil testes.

A ideia é que o laboratório de biologia molecular possa funcionar de forma permanente em Santarém, não só para diagnóstico de Covid-19, como também de outras doenças como a Influenza H1N1. Inicialmente, fará apenas testes de Covid-19 em amostras biológicas de pacientes dos municípios do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu.

Reunião no Centro Regional de Governo discutiu implantação do laboratório de biologia molecular no HRBA — Foto: CRGBA/Divulgação

Na manhã desta terça, uma reunião entre representantes o Governo do Estado, Ufopa, Sespa e HRBA foi realizada no Centro Regional de Governo para tratar sobre o processo de instalação do laboratório. Alguns equipamentos já foram montados no espaço destinado ao laboratório, outras chegaram hoje e serão montados nos próximos dias. Na próxima semana, a Ufopa também levará alguns equipamentos para o laboratório de biologia molecular.

Parceria estratégica

De acordo com o professor Marcos Prado, a Ufopa buscou estratégias para contribuir com a demanda social gerada por essa situação de pandemia, e hoje tem feito produção de EPIs, álcool 70%, vem trabalhando com produtores familiares para reduzir impactos econômicos, tem fornecido alimentos para os alunos no restaurante universitário. E agora em conjunto com a Sespa e HRBA está trabalhando para colocar em prática a análise molecular.

Hoje, há duas maneiras de fazer a testagem. Uma é o teste rápido com amostra de sangue que tem 70% de precisão, sai em 15 minutos, mas o resultado pode dar um falso negativo, o que é preocupante. E tem a testagem molecular com secreção de nasofaringe (nariz e garganta) que tem 98% de precisão, porque busca fragmentos do genoma do vírus nas amostras do paciente.

“Se a gente encontra um único vírus a gente consegue ter essa informação, ter a amplificação da região desse vírus, de maneira que a gente pode saber se o paciente está positivo para essa doença ou negativo. Esse é um processo assertivo que a gente tem condições de fazer aqui em Santarém. Mas a Ufopa sozinha não consegue, por isso nós buscamos a parceria com o Governo do Estado, Sespa e o Hospital Regional. Temos uma capacidade inicial de 116 testagens dia, mas podemos até duplicar de acordo com a necessidade da região”, explicou o professor Marcos Prado.

Presente à reunião no Centro regional de Governo, o diretor do HRBA, Herbert Moreschi ressaltou que um laboratório de biologia molecular em Santarém viabilizará os testes PRC em um tempo muito curto. “Essa é uma estratégia importantíssima para o enfrentamento da Covid-19 na região, para que pacientes que não necessitem de internação, mas que têm sintomas recebam tratamento adequado. Nós acreditamos que será um diferencial”, disse.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/05/05/termo-aditivo-de-r-800-mil-com-hrba-permite-compra-de-kits-para-exames-de-covid-19-em-santarem.ghtml