Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:06

Álcool em gel 70% será produzido na farmácia universitária da Ufopa, em Santarém

31/03/2020 -G1 Santarém- Pa - Positiva

5 de Maio de 2020 às 15:59

Farmacêuticos serão capacitados para manusear fórmula. Produção será distribuída a profissionais da saúde.

Por G1 Santarém — PA

31/03/2020 08h00

Campus Tapajós da Ufopa, em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1Campus Tapajós da Ufopa, em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1
Campus Tapajós da Ufopa, em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1

O álcool em gel 70% começará a ser produzido na farmácia universitária da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. O início da produção deve ocorrer assim que chegarem todos os insumos necessários. A produção será distribuída atendendo a critérios municipais, a profissionais de saúde que estejam atuando em postos de atendimento ao público.

Para que farmacêuticos possam manipular corretamente a fórmula, será realizada uma capacitação nesta terça-feira (31), nas dependências da Farmácia Universitária, na unidade Tapajós. As orientações serão repassadas pela professora Kariane Nunes, responsável pelas disciplinas de Farmacotécnica e estágio em manipulação de medicamentos, e da técnica em laboratório, Cássia Valéria Pinheiro.

Participarão da capacitação, farmacêuticos vinculados à Prefeitura de Santarém, Polícia Militar, Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e residentes da Estratégia de Saúde da Família, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade.

Segundo o diretor do Isco, Wilson Sabino, apenas parte do material para produção foi recebido. “Fomos procurados por representantes do Hospital Regional com a sugestão de montarmos um grupo de farmacêuticos que pudesse produzir o álcool em gel”, explicou.

A ação está sendo feita em parceria com as secretarias de saúde de Santarém, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Alenquer, Óbidos e Itaituba, num esforço conjunto para comprar os insumos a baixo custo.

Para tornar possível essa produção, é necessário um processo de regularização da farmácia universitária junto à Vigilância Sanitária e ao Conselho de Farmácia Regional.

Reunião do GT
Na semana passada, representantes do Isco, Hospitais Regional e Municipal se reuniram para criar um grupo de trabalho para viabilizar a produção do álcool em gel 70%.

A partir de então, foi criado um plano de ação quanto a aquisição de insumos, organização, manipulação e envase de álcool para atender à situação emergencial no serviço de saúde público de Santarém e região.

LInk: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/03/31/alcool-em-gel-70percent-sera-produzido-na-farmacia-universitaria-da-ufopa-em-santarem.ghtml