Ultima atualização em 10 de Março de 2020 às 16:55
10/3/2020 - G1 Santarém - Positiva
10 de Março de 2020 às 16:55
Está em pleno funcionamento desde segunda-feira (9), o restaurante universitário da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na unidade Tapajós, em Santarém. Foram sete anos de espera até que a obra fosse finalmente entregue à comunidade acadêmica. O RU funcionará de segunda a sexta-feira, servindo cerca de 1 mil refeições diariamente, de 11h a 14h.
O valor da refeição é R$ 7,94 para servidores. Já os alunos terão a refeição subsidiada com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e vão pagar R$ 3,00.
Na inauguração realizada na manhã de segunda, em vez do tradicional descerramento da placa, a abertura do restaurante foi marcada pelo primeiro giro da catraca que dá acesso ao salão de refeições. A escolhida para a ação foi a estudante Gernilane Caldeira Sousa, aluna do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). Ela concluiu sua graduação na Ufopa em 2016.
“Desde o início da minha graduação no curso de Zootecnia, em 2011, eu esperava por este momento. E agora, na pós-graduação, eu consegui fazer a minha refeição aqui no RU. É uma conquista e estou muito feliz”, afirmou, com a primeira bandeja servida no RU.
Gernilane Caldeira Sousa foi a primeira estudante a passar pela catraca do RU da Ufopa — Foto: Comunicação Ufopa
Universitários, docentes e técnicos administrativos lotaram o restaurante. “Na data que consta no contrato, a obra estava prevista para ser concluída entre o período de 2013 e 2014”, relembrou a reitora em exercício, Aldenize Xavier, que em seu pronunciamento fez um histórico da obra. Ela agradeceu à empresa santarena LMS, executora da obra, fez referência ao arquiteto José Freire, responsável pelo projeto feito pela empresa DPJ, e agradeceu o emprenho de todos os envolvidos no trabalho, que resultou na conclusão do prédio.
Homenageados
A mobilização e empenho dos servidores para a conclusão da obra e funcionamento do RU foram lembrados durante a inauguração. “Muitos trabalharam muito além do seu horário de expediente”, lembrou o superintendente da Sinfra, Vitor Viana.
Foram homenageados com placas de honra ao mérito os servidores: Raimundo Afonso Barra, Daniel Santos Castro, Glemisson José Gomes da Silva, Tulio Pereira de Souza, Renato Santiago, Rogério Cruz, Christian Rebouças, Vítor Viana e Wellington de Araújo Gabler.