Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 22:08

Jovem indígena, de 21 anos, é aprovado em primeiro lugar para o curso de Direito na UFOPA

4/3/2020 - Giro Portal - Positiva

5 de Março de 2020 às 11:29

Os processos seletivos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) estão entre os mais concorridos no país, e um dos cursos que mais recebem inscrições é o curso de Direito.

Neste ano de 2020, através do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), o jovem morador de Jacareacanga, Alexandre Kirixi Munduruku, de 21 anos, natural da Aldeia Missão São Francisco, mais conhecida como Missão Cururu, esteve entre os selecionados, ocupando a primeira entre as duas vagas oferecidas pela instituição.

Em conversa com o Giro Alexandre destacou que essa é a realização de um sonho, considerando as dificuldades que o seu povo passa, não somente eles, mas o Brasil inteiro, pois, segundo ele, vivemos em dias difíceis e é preciso manter os direitos que se tem.

Resuldado do Processo Seletivo da UFOPA. (Foto: Reprodução)

"Defender o meu território, por isso estou aqui com lágrimas no rosto indo para uma cidade desconhecida, porque preciso desta carreira, deixei meus pais para estudar", acrescentou.

Alexandre afirmou que até os 12 anos de idade estudou na escola indígena e a partir dos 13 anos, seus pais o levaram para o município de Jacareacanga para ter boa escoaridade e praticar a Língua Portuguesa.

"Não foi fácil tiver que aprender assim como aprendi a escrever na minha língua Munduruku", disse.

Ao ser questionado sobre o que pretende para o futuro, o indígena afirmou que seus próximos passos serão da foma "que Deus quiser", até conquistar seu objetivo que é transformar a realidade de seu povo.

Fonte: Portal Giro

Link: https://giroportal.com.br/noticias/4072-jovem-indigena-de-21-anos-e-aprovado-em-primeiro-lugar-para-o-curso-de-direito-na-ufopa